> PLR BRAKEM: PROPOSTA TRAZ AVANÇOS E SINDIPOLO ASSINA ACORDO | Sindipolo

PLR BRAKEM: PROPOSTA TRAZ AVANÇOS E SINDIPOLO ASSINA ACORDO

Apesar de ainda haver pontos a avançar, como uma igualdade na PLR entre UN-POL e UNIB, pois UNPOL tem recebido sistematicamente valores menores em relação a UNIB, a proposta de PLR apresentada pela Braskem na reunião do dia 20, traz uma importante vitória para os trabalhadores. Após cinco anos, foi conquistada uma condição justa para os petroquímicos: não constar mais os acidentes como metas, seja ele CAF ou SAF, ou mesmo as tais “OPS”.

Além disso, nas metas de 2013, os PAs serão considerados como plenamente atin-gidos, nas metas onde há CAF e SAF. Ou seja, pela cláusula do Acordo  que trata sobre os afastados por acidente, ou doença ocupacional, os trabalhadores nesta situação não terão suas PLRs diminuidas por estarem afastados. A PLR destes trabalhadores deve ser integral, conforme os demais nas mesmas funções.

Estes avanços contemplam a aplicação da Lei nº 12.832/2013 que trata de não constar a meta de acidentes para efeito de pagamento de PLR. Esta tem sido uma das razões pela qual o Sindicato – bem como os dirigentes sindicais elei-tos – desde 2008, não tem assinado o Acordo de PLR.

É importante destacar que esta lei, de junho deste ano, foi uma reivindicação histórica do movimento sindical. Nesta luta, os  petroquímicos tiveram atuação importante junto ao Congresso Nacional.

CONCLUSÃO NO PRIMEIRO SEMESTRE

Na reunião do dia 20, o SINDIPOLO reiterou a necessidade de que as reuniões de PLR para definições de acordo e metas sejam concluídas, no máximo, dentro do primeiro semestre. Este ano já estamos em novembro e somente agora, no final do ano, foram fechadas importantes  definições para a PLR deste ano.

HISTÓRICO DA PLR

Apesar de ter sido criada em janeiro de 2013, a Comissão paritária para tratar da PLR até o dia 6 de novembro, havia se reunido apenas uma vez. Nesta Comissão, formada pelos eleitos (50%) e pelos indicados, que são gerentes e coordenadores de área, o SINDIPOLO tem três representantes: um eleito, e dois representantes dirigentes sindicais (um titular e um suplente).

A primeira reunião ocorreu somente quase seis meses depois, em 27 de junho. Nesta, a Braskem apresentou o novo formato das divisões macro da Braskem (UNPOL,UNVIN, UNIB, Exterior). O valor montante de PLR a ser destinado a todos os trabalhadores da Braskem não foi apresentado. A justificativa foi de que o Conselho de Administração da Braskem ainda não tinha decidido qual seria o indicador econômico que seria aplicado ao Grupo 2 dos funcionários (Gerentes, Diretores e Presidente). Este Grupo soma em torno de 450 funcionários. Já para o Grupo 1, que corresponde a 97% dos oito mil trabalhadores, o indicador econômico já estava definido. Continuaria sendo o EBITDA, porém ainda sem valor apresentado. Também nesta reunião a Braskem apresentou à Comissão, como seria a composição da meta EBITDA no PA. Seria 30% dependente do valor do EBITDA Braskem e 70% do valor, o resultado de EBITDA na Unidade onde trabalha, ou seja, UNPOL, UNIB ou UNVIN.

Em 6 de novembro tivemos uma segunda reunião. Neste encontro, a Braskem apresentou o indicador e a meta econômica do Grupo 2, que ficou sendo o EBITDA, mais o Lucro com o capital de giro e mais, ainda, a geração de dividendos para os acionistas. A meta econômica para este Grupo, em 2012, foi o Lucro Econômico (LC). Nesta reunião foi apresentado o montante do Valor da PLR: R$ 251,3 MM, sendo este valor 7,5 maior que o de 2012 (R$ 233,8 MM). Porém, deste valor determinado pela empresa, somente R$ 148,1 MM foi pago aos 7.791 trabalhadores, ou seja, 63,3% do total. O restante  permaneceu no caixa da Braskem. A Braskem também apresentou como e quais as empresas que fazem parte da pesquisa de mercado de mão de obra (salário fixo/salário variável-PLR e benefícios). Esta pesquisa foi realizada tanto para o Grupo 1, como para o Grupo 2, sendo que as empresas pesquisadas não são as mesmas. Exemplo: no Grupo 1 entra a Petrobras, já no Grupo 2 não entra.