> PLR 2012 NA LANXESS | Sindipolo

PLR 2012 NA LANXESS

Nas unidades da LANXESS pelo país, a PLR de 2011 foi de 3,3 salários.  Negociada em comissões em cada uma das suas unidades, todas aprovaram acordos com teores exatamente iguais, o que é no mínimo curioso. Por mais que haja aspectos que se possa elogiar no acordo – por exemplo, o fato de não haver impacto dos acidentes no cálculo e, o valor da PLR,que aqui em Triunfo foi a maior – o processo de negociação é falho. Quando uma das unidades “fecha” a negociação, às demais resta aceitar, sem a devida participação. Esta dissonância vem sendo criticada pelas comissões, pois em determinada fase o representante da empresa simplesmente diz que outra unidade “fechou”e que não há mais o que negociar.

Pela unificação da negociação

Com o início das negociações para 2012, é preciso garantir um processo que assegure efetivamente a participação de todos os envolvidos. Para tanto a negociação deve ser unificada e é nesse sentido que os sindicatos e as comissões devem se empenhar neste primeiro momento.