> PETROLEIROS APROVAM GREVE PARA O DIA 26/10 | Sindipolo

PETROLEIROS APROVAM GREVE PARA O DIA 26/10

Em assembleias realizadas em todas as bases de petroleiros do país, a categoria aprovou, por maioria, a deflagração de greve a partir do dia 26 de outubro. De acordo com os sindicatos não restou alternativa à categoria frente à postura da direção da Petrobrás, que desde o início da negociação, se mostrou intransigente e tratou todo o processo com descaso, na tentativa de retirar direitos.

O objetivo da empresa é claro: desmontar o Acordo Coletivo da categoria, construído ao longo de décadas, visando à privatização da empresa.

No RS, as assembleias iniciaram no dia 10 e se estenderam até o dia 17, com votação secreta. A apuração foi feita no último dia de assembleias, e o resultado apontou que a categoria rejeitou a proposta do TST e aprovou greve, seguindo a orientação da FUP e em consonância com a decisão dos demais sindicatos do país. O resultado das assembleias já foi comunicado pela FUP à Petrobrás e ao TST, após a reunião do Conselho Deliberativo da Federação no dia 18, quando foi feita uma avaliação das assembleias e do momento vivenciado pela categoria.

A categoria aguarda agora até o dia 22 um posicionamento do TST e da Petrobrás sobre os pontos encaminhados para melhoria da proposta e, no dia 23, ocorrerá novo Conselho Deliberativo.