> OXITENO ABRE MÃO DA SEGURANÇA | Sindipolo

OXITENO ABRE MÃO DA SEGURANÇA

Recentemente teve uma parada de manutenção, que terminou na sexta-feira, dia 18. Em geral, nas paradas de manutenção são contratados mais trabalhadores, inclusive muitos que não conhecem a área.

Também devem ser “aumentadas” as preocupações com a segurança. Só que na Oxiteno teve situações de visível descaso com a segurança.

Isto aconteceu no início da semana passada, quando um trabalhador terceirizado se recusou a subir num andaime que não tinha condições de segurança e, por isso, foi retirado da área a mando da contratante.

Foram ignorados inclusive os procedimentos de segurança, que em geral orientam que em casos de dúvida sobre as condições para realização dos trabalhos, a atividade deve ser suspensa e comunicar a segurança.

Este episódio, não só provocou a revolta e indignação dos terceirizados que trabalhavam na parada, como de muitos trabalhadores diretos da Oxiteno. A empresa faz um “bonito” discurso sobre prevenção e segurança, e o episódio demonstrou exatamente o contrário.

É claro que sabemos que este tipo de situação ocorrida na Oxiteno não é particularidade desta empresa. Isto acontece com freqüência no pólo.