> Oxiteno: 5 Grupos de Turno de 8h Já! | Sindipolo

Oxiteno: 5 Grupos de Turno de 8h Já!

Depois dos turneiros da Oxiteno trabalharem 19 anos num desumano regime de trabalho em quatro grupos de turno de 12 horas (4 x 12), a empresa implantou um sistema de cinco grupos de seis horas (5 x 6). Fez isto mesmo sabendo que o mais adequado e razoável seria cinco grupos  de turno de oito horas (5 x 8), conforme é praticado em suas outras unidades no país. Ela implantou o turno de seis horas, que resulta em enorme desgaste aos turneiros e com maior custo que o de 5 x 8. Este regime de trabalho está resultando em quatro trocas de turnos durante as 24 horas, consequentemente um número grande de viagens e, também, uma troca de turno de 30 minutos ou mais, que deve ser pago como Hora Extra e não está sendo.

Ela adotou este regime para “obrigar” uma negociação na ação coletiva contra as 12 horas, que o Sindicato ajuizou em setembro de 2010. Também já ajuizamos outra ação cobrando as verbas da data do ajuizamento (set/2010), para cá e, até fevereiro de 2014. Esta corresponde aos cálculos de horas extras durante cerca de três anos e meio. O cálculo da ação principal corresponde aos cinco anos que antecedem setembro/2010.

Por que não o turno de 5 x 8?

A situação da ação coletiva aponta claramente para uma decisão favorável aos turneiros. O cálculos dos montantes brutos e valor médio bruto por turneiro, a partir do que foi apresentado pelo Sindicato, pela Oxiteno e pela Justiça,  não deixam qualquer dúvida:

SINDICATO – R$ 16.892.267,84 – R$ 460 mil/turneiro

OXITENO – R$  11.338.254,92 -R$ 354 mil/turneiro

JUSTIÇA – R$ 10.300.117,08 + FGTS – R$ 321 mil/turneiro

Estes valores serão corrigidos monetariamente, até a data da decisão final da Justiça e o consequente pagamento.

Aos turneiros, nesse momento, o mais importante e o que mais interessa é aguardar a decisão final da Justiça. De qualquer forma, já trabalharam durante 19 anos no turno de 4 x 12.  Não adianta a Oxiteno tentar forçar uma negociação, como está fazendo ao implantar o turno de 5 x 6.

A ela resta, agora, UM GESTO DE BOA VONTADE, com a implantação dos cinco grupos de oito horas (5 x 8), o que também é mais razoável, vai ao encontro do que desejam os trabalhadores e do que ela já pratica em outras das suas unidades no país.