> ODEPREV: UMA CAIXA PRETA QUE EXIGE MUITA ATENÇÃO | Sindipolo

ODEPREV: UMA CAIXA PRETA QUE EXIGE MUITA ATENÇÃO

O OdePrev, Plano de previdência da Braskem/Odebrecht é um plano de   Contribuição Definida (CD), onde o trabalhador sabe com quanto irá contribuir mensal-mente, mas não sabe quanto irá receber quando se aposentar. O valor dependerá da aplicação destes valores pela administradora que é a OdePrev.

Além da contribuição do trabalhador, há uma contra-partida da empresa. Esta vai depender de vários fatores como o percentual de participação do trabalhador, idade, tempo de empresa, salário, entre outros. A empresa tem um percentual de teto de participação no Plano.

A participação da empresa também se divide em três tipos (parcelas):

PARCELA A: obrigatória, de periodicidade mensal e de valor correspondente a 10% da Contribuição Regular do Participante;

PARCELA B: obrigatória, de periodicidade mensal e de valor equivalente a um percentual sobre a Contribuição Regular do Participante, de acordo com tabelas progressivas que consideram a idade, o tempo de serviço no Patrocinador e a faixa salarial do Participante, na forma estabelecida pelo Conselho Deliberativo, como citado acima;

PARCELA C: facultativa, definida pelo Diretor Presidente da Odebrecht, em função da sua apreciação do resultado ou desempenho de cada Patrocinadora, ex-pressa em forma de percentual aplicado sobre a soma dos valores pagos ao longo do ano anterior, referentes às parcelas “A” e “B”, creditada no mês de junho do exercício seguinte.

A complexidade do Regulamento e suas regras não é pouca e não é por acaso.

CAIXA PRETA

Recentemente a Braskem atrasou por mais de ano o depósito da Parcela C nas contas dos trabalhadores participantes. Em nenhum momento levou ao conhe-cimento dos mesmos que não tinha realizado os depósitos. Muito menos o motivo do atraso.

Também há bem pouco tempo, os participantes receberam por email uma grande quantidade de alterações no Estatuto do Plano. Perguntamos aos chefes,  que tem em seus PA a meta de levar para dentro do Plano seus “liderados”, se já identificaram se estas alterações são para o bem do participante ou para dificultar ainda mais ainda o entendimento sobre o OdePrev. Quando a Braskem não realizou o depósito da Parcela C, estes “líderes” não foram capazes de comunicar nada sobre o assunto. Será que tinham ordens de ficarem calados ou desconhecem as regras do Plano? O Odeprev é uma verdadeira caixa preta.

MUITA ATENÇÃO!

É importante que os participantes do OdePrev, verifiquem mensalmente seus extratos, tanto a sua contribuição como a parcela obrigatório da Empresa. Olhe com atenção se há alterações que estão sendo impostas pela Patrocinadora Odebrecht/Braskem.

Teremos que abrir esta caixa preta senão, quando chegar o momento de utilizar estes recursos, seja na aposentadoria ou no momento de um desligamento da Braskem, eles irão nos pagar o que querem!

Façam seus estudo e pesquisas e enviem para o Sindipolo para tomarmos as providências necessárias.