> OCORRÊNCIA NA BRASKEM PE4 PREOCUPA | Sindipolo

OCORRÊNCIA NA BRASKEM PE4 PREOCUPA

PUBLICADO:

No dia 21, por volta das 6h30, ocorreu uma decomposição no reator Autoclave da Unidade de Alta Pressão da Braskem PE4 que gerou um grande deslocamento de ar e “flasheamento” do gás no reator que fica dentro de uma casamata. Também causou um estrondo bastante elevado que chamou a atenção de moradores de cidades vizinhas e de pessoas num raio de até oito quilômetros, que relataram ter sentido alguns vidros e telhas se movimentarem com o deslocamento de ar.

Segundo documento recebido da empresa, “…não houve danos pessoais e nem mesmo ao meio ambiente, apenas pequenos danos materiais” e que “a investigação do evento já foi iniciada a fim de que as causas raízes sejam identificadas e ações de bloqueio definidas e implementadas. ”

Temos que relembrar o que já tratamos no Em Dia 1823, quando ocorreu fato semelhante no dia 21 de julho de 2017, e que havia sido logo após ao meio dia no horário de intervalo de almoço. Naquela ocasião já alertávamos pela “sorte” de uma outra decomposição ocorrida em 2015 ter sido num final de semana. Ambas ocorrências em horários com pouca presença de trabalhadores.

De qualquer forma representam, sim, risco de um acidente maior, com graves consequências. Temos que estar atentos e não aceitar políticas de redução de custos em manutenção corretiva, preventiva e preditiva, que sucateiam as plantas e expõem ainda mais a vida dos trabalhadores.

111111111111