> O ANO TERMINA COM MUITAS QUESTÕES PENDENTES | Sindipolo

O ANO TERMINA COM MUITAS QUESTÕES PENDENTES

PUBLICADO:

No que dependia dos trabalhadores, elas poderiam estar resolvidas, ao menos em parte. Em 2015 temos negociação de todo Acordo Coletivo, cuja pauta tratará de importantes reivindicações como a unificação do auxílio-educação, abono de férias de 100% de um salário + 1/3 de lei, entre outras que exigirá cada vez mais unidade e disposição para a luta da nossa categoria.

Estamos encerrando 2014 e ainda temos uma série de questões pendentes. No que dependia dos trabalhadores, elas tiveram os devidos encaminhamentos. Mas em algumas, como é o caso da negociação salarial, falta vontade das empresas em dar andamento para encerrar o processo de forma negociada. Entre as demandas que estão pendentes, temos:

NEGOCIAÇÃO DO ACORDO DE TURNO – Proposta das empresas Braskem, Innova, Lanxess KEL e Borealis foi rejeitada e o processo parou. Nesta negociação uma importante questão também é o pagamento de HE na troca de turno e a passagem de turno de forma adequada e segura.

NEGOCIAÇÃO SALARIAL – A proposta das empresas de 7,76% foi rejeitada pela categoria que aprovou uma contraproposta, já informada às empresas. No entanto, elas incluíram os 7,76% na folha de pagamento e a negociação parou.

EXTRATURNO BRASKEM A negociação está em fase de conclusão, mas já poderia ter sido resolvido há um bom tempo. O processo esteve em vários momentos “congelado” e o tempo passou. A expectativa é de que no máximo até final de fevereiro de 2015, ela esteja encerrada. Iniciou tratando do período de maio de 2011 para frente e no andamento foi incluída a quitação das ações coletivas e das HE na troca de turno.

TURNO DA OXITENO – A empresa chamou o Sindicato para composição na Ação Coletiva do turno de 4×12. Na audiência de “conciliação”, a Oxiteno apresentou proposta de 18,48 salários, rejeitada pelos turneiros que aprovaram contraproposta de 48,08 salários. Como a empresa chamou para composição, seus trabalhadores confiam no bom senso da Oxiteno e que ela irá rever sua proposta, chegando a uma posição que seja possível de ser aceita.

PAGAMENTO DA AÇÃO POLIOLEFINAS – Terminamos o ano com o pagamento aos mais de 300 participantes da ação da Poliolefinas sendo realizado. Esta ação se arrastava na Justiça há mais de 25 anos.

NOVO ESTATUTO DO SINDICATO – Já está tudo encaminhado, restando apenas os trâmites burocráticos junto ao Ministério do Trabalho. O Estatuto, cuja última revisão foi em 1990, está atualizado conforme a legislação e adequado à nova realidade da categoria e melhor funcionamento do Sindicato.




DESENVOLVIMENTO BY
KOD