> O ANO TERMINA COM MUITAS QUESTÕES PENDENTES | Sindipolo

O ANO TERMINA COM MUITAS QUESTÕES PENDENTES

No que dependia dos trabalhadores, elas poderiam estar resolvidas, ao menos em parte. Em 2015 temos negociação de todo Acordo Coletivo, cuja pauta tratará de importantes reivindicações como a unificação do auxílio-educação, abono de férias de 100% de um salário + 1/3 de lei, entre outras que exigirá cada vez mais unidade e disposição para a luta da nossa categoria.

Estamos encerrando 2014 e ainda temos uma série de questões pendentes. No que dependia dos trabalhadores, elas tiveram os devidos encaminhamentos. Mas em algumas, como é o caso da negociação salarial, falta vontade das empresas em dar andamento para encerrar o processo de forma negociada. Entre as demandas que estão pendentes, temos:

NEGOCIAÇÃO DO ACORDO DE TURNO – Proposta das empresas Braskem, Innova, Lanxess KEL e Borealis foi rejeitada e o processo parou. Nesta negociação uma importante questão também é o pagamento de HE na troca de turno e a passagem de turno de forma adequada e segura.

NEGOCIAÇÃO SALARIAL – A proposta das empresas de 7,76% foi rejeitada pela categoria que aprovou uma contraproposta, já informada às empresas. No entanto, elas incluíram os 7,76% na folha de pagamento e a negociação parou.

EXTRATURNO BRASKEM A negociação está em fase de conclusão, mas já poderia ter sido resolvido há um bom tempo. O processo esteve em vários momentos “congelado” e o tempo passou. A expectativa é de que no máximo até final de fevereiro de 2015, ela esteja encerrada. Iniciou tratando do período de maio de 2011 para frente e no andamento foi incluída a quitação das ações coletivas e das HE na troca de turno.

TURNO DA OXITENO – A empresa chamou o Sindicato para composição na Ação Coletiva do turno de 4×12. Na audiência de “conciliação”, a Oxiteno apresentou proposta de 18,48 salários, rejeitada pelos turneiros que aprovaram contraproposta de 48,08 salários. Como a empresa chamou para composição, seus trabalhadores confiam no bom senso da Oxiteno e que ela irá rever sua proposta, chegando a uma posição que seja possível de ser aceita.

PAGAMENTO DA AÇÃO POLIOLEFINAS – Terminamos o ano com o pagamento aos mais de 300 participantes da ação da Poliolefinas sendo realizado. Esta ação se arrastava na Justiça há mais de 25 anos.

NOVO ESTATUTO DO SINDICATO – Já está tudo encaminhado, restando apenas os trâmites burocráticos junto ao Ministério do Trabalho. O Estatuto, cuja última revisão foi em 1990, está atualizado conforme a legislação e adequado à nova realidade da categoria e melhor funcionamento do Sindicato.