NEGOCIAÇÕES EXIGEM, CADA VEZ MAIS, UNIÃO E SOLIDARIEDADE

No final de 2011 fechamos uma negociação histórica. Buscávamos a equalização do Acordo a toda a categoria e avanços. O processo encerrou com importantes avanços, como: liberação dos trabalhadores para atendimento de emergência médico familiar; THM para o pessoal do ADM de 200 horas; piso salarial unificado de R$ 821,75; auxílio por filho com necessidades especiais de R$ 586,97; seguro-aposentando para todos de 42 meses; licença-maternidade de seis meses; auxílio-creche do sétimo ao 48º mês de R$ 470,00 por filho; estabilidade à gestante de 120 dias e complementação do auxílio-doença e acidentário durante 24 meses de afastamento.

São avanços que não estavam ou eram parcialmente atendidos para os trabalhadores da Innova, DSM, Borealis e Oxiteno. A licença-maternidade nem estava no nosso Acordo.

Também foi conquistado para os trabalhadores da Braskem o auxílio-educação de R$ 900,00 em 2011 e R$ 1.200,00, a partir de janeiro/2012.

A intransigência da DSM, Innova, Borealis e Oxiteno, negaram esta conquista aos “seus” trabalhadores. Elas queriam, inclusive, impedir grande parte dos outros avanços, o que só não foi feito, em função das manifestações e as “movimentações” do final do processo.

ACORDO IGUAL PARA TODOS

A negociação de 2011, a exceção do auxílio-educação, garantiu que o Acordo ficasse quase igual para todos os trabalhadores.

Foi uma conquista importante da categoria, resultado de várias manifestações, tanto do pessoal de turno, como do ADM. Só se igualaram as grandes manifestações e greves do final dos anos  80 início de 90.

Estas manifestações aconteceram graças a união e de solidariedade entre a categoria, mais a firme disposição de luta para conquistar um bom Acordo.

AUXÍLIO EDUCAÇÃO e ABONO DE FÉRIAS

Em 2011 não conseguimos equalizar o Acordo em relação ao auxílio-educação. Faltaram também, melhorias no abono de férias. Na negociação deste ano, estes dois temas já estão na pauta.

Em 2011 ficou claro, que  as negociações exigem, cada vez mais, UNIÃO e SOLIDARIEDADE entre a categoria

Mais uma vez vamos desenvolver as lutas necessárias para garantir os avanços.