> NEGOCIAÇÕES EM ANDAMENTO | Sindipolo

NEGOCIAÇÕES EM ANDAMENTO

Na segunda-feira, dia 23, tivemos a primeira reunião de negociação com a  Arlanxeo (DB Setembro), quando foram apresentadas as reivindicações dos trabalhadores para o período de setembro/2019 a final de agosto/2020.  Ficou indicativo de nova reunião a ser realizada no dia 4 de outubro.

Para a negociação da DB Outubro, com a Oxiteno, Innova e Braskem, temos reunião prevista para quarta-feira, dia 25 de outubro. Nesta, também vamos apresentar a pauta de reivindicações dos trabalhadores.

Lembramos que nesta negociação estamos tratando somente das cláusulas econômicas, pois os Acordos são de dois anos e valem para o período de 2018/2020.

Abaixo reiteramos pauta de reivindicações, onde buscamos o reajuste dos salários e  dos auxílios pelo INPC acumulado nos últimos 12 meses, que até 30 de agosto é de 3,28% (DB Setembro). O INPC acumulado para DB Outubro deve ser divulgado próximo ao dia 10 de outubro. Além do INPC, buscamos também para as duas datas-base, mais 5% a título de reposição e perdas do custo de vida da categoria, conforme o quadro abaixo.

CUSTO DE VIDA DA CATEGORIA

Os 5% de reivindicação referente a reposição das perdas com o custo de vida da categoria, são referentes aos produtos e serviços que não são medidos pela Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) do IBGE, que faz o levantamento relativo a renda das famílias com até cinco salários mínimos.

No caso da nossa categoria, muitos produtos/serviços não são considerados no cálculo do INPC. É o caso dos conhecidos preços administrados por contrato ou órgão público, onde estão itens como tarifas e tributos (IPVA, IPTU, água, luz, combustível, entre outros). Ainda para a categoria tem peso significativo serviços de comunicação, educação (escola, material), saúde (planos e medicamentos), entre muitos outros.

Estes itens, têm importante impacto nas despesas dos petroquímicos e daí a necessidade de se buscar um reajuste salarial superior ao INPC e que traduza de fato a real necessidade dos trabalhadores e suas famílias. Também tem que ser considerado que a recuperação da economia passa por vários fatores, e entre os principais está um reajuste salarial, que garanta aumento da renda dos trabalhadores.

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES

PARA AS datas base setembro e outubro

Reajuste salarial pelo INPC dos últimos 12 meses + 5% de reposição de perdas pelo custo de vida da categoria;

Reajuste do piso salarial pelo INPC + 5% aumento real;

Reajuste para os benefícios/auxílios educação, creche, filho com deficiência, OMO (ARLANXEO) e outros praticados pelas empresas, também pelo INPC acumulado nos últimos 12 meses + 5%.