> NEGOCIAÇÕES COM A LANXESS | Sindipolo

NEGOCIAÇÕES COM A LANXESS

Acordo de Turno – Empresa enviou nova proposta que difere da anterior e não contempla alguns pontos que vigoravam no acordo vigente até agosto de 2010. A principal alteração refere-se à possibilidade de dobras tanto por necessidade da empresa quanto para trocas.  Reunião para tratar do tema deve ocorrer nos próximos dias.

Reajuste salarial de setembro – Negociações para o reajuste salarial de setembro também iniciarão em breve. O índice a ser reivindicado e aplicado obviamente terá a lógica de toda a categoria, até por que outra unidade da LANXESS está no acordo geral e terá o reajuste da data base de outubro.

Pernambuco e Rio de Janeiro – Em Pernambuco a empresa finalmente voltou atrás e incluiu as cláusulas do acordo anterior que queria retirar. Com isso, nas assembleias da semana passada, os trabalhadores aprovaram a proposta. Toda esta demora trouxe um fato inédito. Na mesma assembleia de aprovação os trabalhadores já encaminharam a reivindicação do índice para setembro de 2011: INPC acumulado + 10%. Além disso, foi mantida a reivindicação de 3,3 salários para 100% de EBITDA e pagamento para afastados por doença. No Rio a empresa comunicou o sindicato que está indo à dissídio. A principal razão é a redação da cláusula da PETROS com a qual os trabalhadores não concordam.

Aqui em Triunfo a LANXESS está numa situação, na relação com os seus trabalhadores, que precisa ser resolvida. A ex-DSM está no acordo geral com data base outubro e a ex-Petroflex segue com a data base setembro e com o acordo de turno em separado, mas em aberto desde Agosto do ano passado. As rodadas de negociação que se seguirão abordarão o tema.