> NEGOCIAÇÃO TSR E HPE | Sindipolo

NEGOCIAÇÃO TSR E HPE

O acordo de turno e o acordo geral dos trabalha­dores da Arlanxeo TSR ven­cem em agosto de 2016. Ambos vinham sendo ne­gociados em função da pro­posta da Arlanxeo de exten­são aos trabalhadores da unidade HPE. Na prática tem se mantido a regulação das condições de trabalho con­solidadas em cada uma das unidades, pois não fecha­mos acordo, nem nas ques­tões gerais e nem no acordo de turno.

Com a aproximação da data base, o momento ago­ra é de discussão de todas as cláusulas sociais com a conse­quente construção de pauta para negociação, levando em consideração o que já se evo­luiu nas negociações até agora. Lembrando que além das cláu­sulas sociais temos a discussão do reajuste salarial e a estima­tiva de INPC para a data base setembro é de 9,3%.

Para a negociação do acordo geral será distribuída proposta de pauta na sema­na que vem, o que permitirá adiantar a discussão e facili­tar a deliberação. A assem­bleia será no dia 17 de agos­to no SINDIPOLO.

Em Pernambuco e no Rio de Janeiro já ocorreram assembleias e a pauta elabo­rada tem itens em comum. Cabe destacar que várias categorias importantes têm data base setembro, entre elas os petroleiros, bancários e trabalhadores dos Correios.

ACORDO DE TURNO

Para o acordo de turno também houve proposta da Arlanxeo de estender o acor­do da TSR para a HPE. No entanto, a proposta foi re­jeitada nas assembleias que ocorreram em fevereiro des­te ano por 92% dos turneiros e também não houve fecha­mento de acordo. A empresa vem insistindo no acordo em separado e apesar de evoluir (trazendo cláusulas do acor­do geral de turno do Polo) desagrada na sua essência que é a de manter o acordo em separado.