> NEGOCIAÇÃO SALARIAL/2013 | Sindipolo

NEGOCIAÇÃO SALARIAL/2013

Em pleno mês de novembro, quando várias categorias já fecharam ou estão fechando negociações com reajustes salariais que variam de 7,5% até 9%, aqui, onde tratamos de todo o Acordo Coletivo, as empresas apresentaram uma proposta de reajuste salarial de 6,5% até um salário de R$ 7.356,24. Acima deste valor, um valor fixo de R$ 478,16 somada ao valor do respectivo salário-base e correção do piso pelo mesmo percentual, assim como dos auxílios educação, creche e outros.

Na proposta, ignoraram uma série de outras reivindicações como auxílio-educação para os trabalhadores da Lanxess KELL, Innova, Oxiteno e Borealis; abono de férias de 100% do salário, mais 1/3 de lei; vale-alimentação de R$ 300,00; HE a 120%, entre outras questões. É evidente que o que foi apresentado não atende a categoria.

Para definir os rumos da negociação, já deixamos indicativo de assembleias com os trabalhadores na próxima semana.

osso foco e atenção na negociação do Acordo Geral, que discute  importantes questões do interesse de toda a categoria. Também, para “deslocar” a negociação do Acordo de Turno do mesmo ano  da negociação do Acordo Geral. Desta forma, este último, que tem vigência 2013/2015, não coindirá com a negociação do Acordo de Turno  que ficará com vigência de 2014/2016.

Reunião de negociação na 2ª feira

No fechamento deste EM DIA, fomos informados sobre o agendamento de nova reunião para negociação do Acordo Geral na segunda-feira, dia 25/11.  A expectativa é que nesta, seja apresentada, pelas empresas, uma proposta a ser apreciada pela categoria.