> NEGOCIAÇÃO SALARIAL: REUNIÕES DIAS 2 E 15/10 | Sindipolo

NEGOCIAÇÃO SALARIAL: REUNIÕES DIAS 2 E 15/10

Pauta de reivindicações, nos dias 2 e 15 de outubro, teremos as primeiras reuniões de negociação. No processo deste ano, além de garantir o reajuste salarial de 12%, também temos que assegurar avanços, conforme o quadro ao lado.

Além disso, temos que assegurar todas as conquistas do Acordo Coletivo também aos trabalhadores da Innova, DSM (Lanxess), Oxi-teno e Borealis.

Mesmo acordo para todos e DB outubro

Outra questão fundamental é um acordo coletivo unificado a todos os trabalhadores do Polo, com data-base em 1º de outubro. Neste caso, estamos nos referindo aos trabalhadores da Lanxess (Petroflex).

Se não podemos admitir que os trabalhadores da Innova, DSM (Lanxess), Oxiteno e Borealis não sejam contemplados, por exemplo, com o auxílio-educação e a indenização de um salário aos demitidos com mais de 45 anos, imagine aceitar que os trabalhadores da Lanxess (Petroflex) tenham sua negociação em separado.

Isto ao longo dos anos só tem resultado em prejuízos a este segmento da categoria.

Vamos insistir para que as duas questões acima sejam equacionadas. Mas independente da posição na mesa de negociação, nossas lutas e manifestações terão que ser obrigatoriamente unificadas.

Muitas lutas

Como estamos mostrando na página 3, o resultado das negociações do primeiro semestre foram bem superiores a igual período em 2011. Isto aconteceu mesmo com toda a retórica das empresas de crise econômica. É claro que para isso foram necessárias muitas lutas, como as que estão ocorrendo nas principais negociações do segundo semestre, como bancários, metalúrgicos, petroleiros, químicos, vidreiros, aeroviários e outros.

Reiterando as  reivindicações

Reajuste salarial de 12%;

Piso salarial de R$ 1.500,00;

Abono de férias de 133% de um salário

Indenizar com um salário os demitidos c/ + de 45 anos

Auxílio-educação de R$ 325,00 por mês;

Auxílio-creche de um salário mínimo (SM);

Auxílio para filhos com deficiência de um SM

Hora Extra de 150%  e 200% ;

Seguro aposentando de 50 meses (INSS);

Tempo de viagem de, no máximo, 1h30;

Informar o Sindicato nos casos de acidentes

Participação do Sindicato e das CIPAs nas

Comissões de análise dos acidentes