> NEGOCIAÇÃO SALARIAL 2019 | Sindipolo

NEGOCIAÇÃO SALARIAL 2019

Na semana passada, os trabalhadores da Arlanxeo, HPE e TSR (DB Setembro) e os da Braskem, Innova e Oxiteno (DB Outubro), aprovaram a pauta de reivindicações para as negociações. Neste ano negociaremos o reajuste dos salários, do piso salarial e dos auxílio creche, educação, filho com deficiência, OMO (caso da Arlanxeo) e outros

A boa participação nas assembleias foi importante, pois garante um com início das negociações onde, além de buscar o reajuste dos salários e dos auxílios pelo INPC, também buscamos mais 5% de reajuste, referentes à reposição de perdas pelo  custo de vida da categoria. Já solicitamos ao Sindiquim reunião com as empresas para apresentação da pauta de reivindicações aprovada pela categoria.

O cálculo do INPC dos últimos 12 meses (até final de julho/2019) foi de 3,16%.
PAUTA UNIFICADA DE REIVINDICAÇÕES

Reajuste salarial pelo INPC dos últimos 12 meses + 5% de reposição de perdas pelo custo de vida da categoria, para as  datas baseS setembro e outubro;

Reajuste do piso salarial pelo INPC + 5% aumento real;

Reajuste para os benefícios/auxílios educação, creche, filho com deficiência e outros praticados pelas empresas, também pelo INPC acumulado nos últimos 12 meses + 5%.

REPOSIÇÃO DE PERDAS PELO CUSTO DE VIDA

O INPC e o IPCA são calculados a partir de uma cesta de produtos que não condiz com toda a realidade da nossa categoria. Tem várias outras despesas, como diferentes impostos, comunicação e assistência médica/odontológica, entre outros custos, que, no geral, tem tido reajustes bem superiores à média dos produtos que têm seus reajustes considerados no cálculo do INPC/IPCA.