> NEGOCIAÇÃO SALARIAL 2011 | Sindipolo

NEGOCIAÇÃO SALARIAL 2011

No encontro de planejamento do Sindicato, dia 5/8, foram definidos os preparativos para a nossa negociação salarial. Neste ano, será tratado todo o Acordo Coletivo.

Temos importantes questões que reivindicamos em 2009 e 2010, como aumento da licença-maternidade, melhorias do abono de férias, auxílio-educação, melhoria do piso salarial. Também, um reajuste salarial que reponha a inflação dos últimos 12 meses, mais aumento real, entre outras questões que temos que garantir nesta negociação.

Nossa principal bandeira de lutas, além das melhorias no Acordo, é garantir que tudo que já consta no mesmo seja assegurado à toda categoria. Também um encaminhamento, uma solução para negociação de 2010 que está em aberto com 7,7% rejeitado.

Durante este mês de agosto já teremos reuniões e assembleias para preparação e aprovação da pauta de reivindicações e, o máximo em início de setembro, queremos iniciar a negociação com as empresas.

É fundamental o engajamento e a mobilização da categoria desde o início deste processo. É inadmissível e não podemos permitir que aconteça como nos últimos anos, em que a negociação se arrastou por seis meses  mais . Pior ainda acontecer o que houve em 2010, que tratava basicamente do reajuste salarial e que ainda está em aberto por intransigência das empresas, que impuseram unilateralmente 7,7%  na folha de pagamento, percentual rejeitado pelos trabalhadores.

PAUTA UNIFICADA

Está previso para os próximos dias encontro entre os representantes dos trabalhadores da Braskem em nível nacional para definição de uma negociação em que equalizem os acordos pelo que há de mais positivo aos trabalhadores. Também que busque avanços unificados e reajustes salariais com aumentos reais proporcionais em  ao INPC, considerando as datas bases de setembro, outubro e novembro. Devemos estabelecer reajuste salariais em percentuais do INPC.