> Negociação Salarial 2010 | Sindipolo

Negociação Salarial 2010

Na reunião de negociação que aconteceu na segunda-feira, dia 4, as empresas apresentaram proposta de reajuste salarial de 4,5%.

Esta mesma proposta foi apresentada no dia 22/9, na Bahia, e foi rejeitada pelos trabalhadores. Em função de ser muito baixa e também por sua reprovação na BA, o Sindicato rejeitou a mesma na mesa de negociação.

Está muito aquém da expectativa da categoria que é de reajuste pelo INPC do perído (4,29%/setembro), mais 10% de aumento real e produtividade, sendo no mínimo, de R$ 300,00. Também de cláusulas sociais de auxílio-educação de R$ 2.000, piso salarial de R$ 1.100,00, licença maternidade de seis meses, entre outros que reiteramos na mesa, mas as empresas se negam a discutir.

Além disso, consideramos negociações que foram fechadas em nível nacional, onde categorias como petroleiros e metalúrgicos, por exemplo, tiveram reajustes salariais quevariaram de 199% a 246% do INPC, com aumentos reais na faixa dos 4,5% a 6,5% acima da inflação do período e ainda, abonos que variaram entre R$ 2.200 e R$ 4.200.

Os 4,5% apresentados mostram que devemos estar atentos e mobilizados para conquistar um reajuste salarial satisfatório. Referências de bons reajustes, já temos. Mas eles só foram possíveis porque as categorias se mobilizaram, com manifestações e greves, como é o caso dos bancários, que estão em greve nacional.

Temos que estar preparados para, se for necessário, realizarmos fortes e contundentes manifestações para conseguir um reajuste salarial decente. Por isso, desde já, convocamos todos a ficarem atentos mobilizados e a participarem das assembléias e atividades que serão chamadas pela entidade. Ficou indicativo de nova reunião no dia 14 de outubro.