> NEGOCIAÇÃO SALARIAL | Sindipolo

NEGOCIAÇÃO SALARIAL

Para trabalhadores, processo ainda está em aberto!
É inacreditável, mas a negociação salarial de 2010 continua em aberto. A proposta de 7,7%, apesar de rejeitada por mais de 75% da categoria, foi imposta pelas empresas, com inclusão na folha de pagamento. Esta situação, em cerca de 30 anos de negociações no Polo, nunca havia acontecido. Esta negociação está tratando basicamente do reajuste salarial, já que o acordo todo tem vigência de dois anos (2009/2011).

Tem alternativas

O Sindicato vem tentando, inclusive com alguns indicativos concretos de alternativas, buscar soluções para encaminhar o processo junto às empresas. Mas estas se negam a voltar à mesa de negociação.

Visão estreita

Com sua visão estreita, as empresas não se dão conta que sua negativa não é para o Sindicato. Mas para os trabalhadores. Na verdade estão ignorando a expectativa da categoria e desrespeitando uma decisão das assembleias. Esta situação tem gerado preocupação entre os trabalhadores, que querem ver o processo finalizado.

Só que esta situação, embora não seja boa para os trabalhadores, é ainda pior e deveria gerar mais preocupação para as empresas.

Elas reajustaram os salários unilateralmente, à revelia de uma decisão dos trabalhadores e sem qualquer formalização com a entidade que os representa. Para a categoria, o processo continua em aberto.

Por isso, temos que nos mobilizar, principalmente agora que a negociação do Acordo de Turno está em andamento. Temos que forçar o retorno das empresas à mesa, para encaminhar a negociação.