> Negociação não é moeda de troca | Sindipolo

Negociação não é moeda de troca

Mesmo em momento algum sendo manifestado formalmente pelas empresas, o condicionamento da volta às negociações a retirada da ação coletiva  das HE nos intervalos do almoço, ficou evidente nos contatos que fizemos com elas.

O valor desta ação para os trabalhadores pode corresponder a um reajuste que representa de 20% a 25% no salário de um ano. Ou seja, é um custo muito alto para a retomada de uma negociação em que as empresas congelaram sua proposta em 7,7%, ignorando que esta foi rejeitada pela categoria.

Não é confortável para ninguém, nem para os trabalhadores, mas principalmente para as empresas, ficar com a negociação em aberto. Mesmo que este ano a estejamos  tratando, em princípio, somente a questão econômica, já que nosso Acordo tem validade por dois anos e vai até 30/09/2011.

Não vamos desistir de buscar uma alternativa para a retomada e fechamento da negociação. Isto não depende só da categoria, mas também da boa vontade das empresas. Só que não podemos concordar em abrir mão de buscar na Justiça nossos direitos, como é o caso da HE no intervalo do almoço do ADM.  Isso seria um desrespeito a um direito dos trabalhadores.