> NEGOCIAÇÃO ARLANXEO | Sindipolo

NEGOCIAÇÃO ARLANXEO

Empresa tenta limitar e restringir inúmeras conquistas do Acordo

Terça-feira (25/09) tivemos reunião de negociação com a Arlanxeo (DB Setembro) quando apresentamos nossa pauta de reivindicações. Concluída a apresentação da pauta a empresa veio com uma proposta que altera 16 cláusulas do atual Acordo Coletivo, limitando, restringindo e reduzindo várias conquistas.

Ao longo de cerca de 30 anos de negociações, é a primeira vez que uma empresa aqui do Polo tenta reduzir e restringir direitos consolidados dos trabalhadores.

A proposta apresentada pela empresa confirma o que já alertávamos quanto as razões da sua insistência em ter um Acordo separado. Sua intenção é facilitar o ataque a várias conquistas históricas dos trabalhadores. Ela tenta, num ato burocrático, alterar e reduzir uma série de direitos, num absoluto desrespeito aos trabalhadores.

O atual Acordo dos trabalhadores da Arlanxeo vem sendo construído e conquistado há cerca de 30 anos e não será numa negociação que vamos abrir mão do Acordo Coletivo que conquistamos ao longo dos anos, bem como de buscar mais avanços.

O que a Arlanxeo está tentando, além de ser do interesse direto dos trabalhadores desta empresa, é também de toda a categoria. Se não reagirmos fortemente a esta atitude da Arlanxeo, ficamos sujeitos a uma atitude semelhante pelas demais empresas. Portanto, os trabalhadores terão que responder duramente ao que a Arlanxeo está pretendendo