> Negociação Acordo de Turno | Sindipolo

Negociação Acordo de Turno

Durante esta semana teremos assembleias para apreciação da proposta de Acordo de Turno. Iniciamos esta negociação com algumas preocupações, como mudança dos horários de trabalho.  Tanto que na pauta colocamos uma cláusula com a manutenção dos atuais horários de 8h x 16h, 16h x 24h e 00h x 8h.  Outra era a inclusão do Acordo de Turno no Geral. Com isso “acabariam” as negociações do Acordo de Turno. Estes dois pontos foram superados. A troca do horário não foi citada na negociação e a inclusão do Acordo de Turno no Geral foi apresentada na primeira proposta, mas com a rejeição desta, foi mantido separado.

Também buscávamos melhorias, como pagamento de horas extras nos cursos e treinamento, pois as chefias muitas vezes proibiam o registro das HE nas participações em cursos e a realização de exames periódicos nos intervalos entre turnos e nas folgas. Estas duas questões estão contempladas na proposta das empresas.  Em relação ao aumento do número de permutas, houve acréscimo de mais uma  para quem estuda.  Ainda demandávamos outros avanços, que não foram atendidos pelas empresas.

Não podemos aceitar rebaixamento

A proposta das empresas continua excluindo do Acordo, as férias com período de sete dias. Fazem isto sob o argumento de que tem pessoas entrando com ações individuais na Justiça para cobrar férias de, no mínimo, 10 dias conforme estabelece a lei.  Tentam culpar o sindicato porque estas pessoas estão utilizando profissionais do escritório que atende a entidade. Não admitimos ser responsabilizados por atitudes individuais. Não concordamos com atitudes individuais que resultem em prejuízo de toda a categoria.Só temos “governabilidade” sobre o que é acordado coletivamente. Se está sendo cumprido pelas empresas, não temos por que coletivamente questionar.

Foi difícil conquistar as férias de sete dias na última negociação do Acordo de Turno. Agora, não podemos aceitar sua retirada.

VAMOS LUTAR PARA DEFENDER AS FÉRIAS DE SETE DIAS NO ACORDO!