> Negociação Acordo de Turno | Sindipolo

Negociação Acordo de Turno

Proposta rebaixa acordo

Na reunião do dia 2, as empresas apresentaram  uma proposta que passa as permutas para quem estuda de sete para oito/mês. Também retiraram do Acordo o parcelamento de férias em sete dias e incluem o Acordo de Turno no Geral. Na reunião, apresentamos proposta onde as empresas assegurem que o tempo de viagem para ida e volta do trabalho seja de, no máximo, uma hora e meia. Isto foi um complemento à pauta que já havia sido apresentada na reunião anterior.

Este rebaixamento já se imaginava que poderia acontecer. Tanto que nas assembleias de aprovação da pauta fizemos votação específica pela manutenção do Acordo de Turno separado. O regime de trabalho dos turneiros é distinto e tem características diferenciadas do ADM. Portanto, as propostas que se referem ao turno, devem ser tratadas especificamente pelo turno.

Já com relação ao fim do parcelamento de férias de sete dias, não cabe à categoria nem ao Sindicato interferir em decisão individual de cada um sobre reivindicações na Justiça. Muito menos impedir que este trabalhador procure o escritório que também presta serviço ao Sindicato para ajuizar ação. Da mesma forma, não pode proibir que o escritório assessore juridicamente o trabalhador.

Não podemos admitir a tentativa de rebaixamento do Acordo proposta pelas empresas. Nos dias 14 , 15 e 16 de junho realizaremos assembleias para apreciação da proposta das empresas.