> Negociação 2010: Apresentada a pauta | Sindipolo

Negociação 2010: Apresentada a pauta

Na segunda-feira, dia 27, tivemos a primeira reunião de negociação com as empresas Innova, Borealis, Braskem, DSM e Oxiteno.  De início destacamos que a negociação deve atender o que buscam os trabalhadores, mas que seja breve, que não leve os seis meses da anterior.  Também que os níveis de reajuste salarial da maioria das negociações do segundo semestre têm assegurado aumento real significativo e esta é nossa referência mínima de reajuste.

Outro ponto colocado foi a não demissão durante a negociação.Informamos que o sindicato só fará homologação de rescisões, nos casos de interesse dos trabalhadores.

Apresentação da pauta

De imediato, apresentamos a pauta com reajuste salarial pelo INPC do período; +10% de produtividade e aumento real; valor de R$ 300,00 de reajuste mínimo, para recuperar o valor dos menores salários; auxílio-educação de R$ 2.000 por núcleo familiar/semestre; melhorias nos efetivos/estruturas de segurança na Braskem; melhoria do piso salarial; licença maternidade de seis meses.  Também reivindicamos a definição das compensações para folgas individuais e pontes de feriados em 2011.

A posição das empresas foi de que só tratarão as questões econômicas, ou seja, reajuste do salário e do piso salarial da categoria.  Ignoram que estas outras questões são demandas importantes dos trabalhadores, que não foram resolvidas na negociação passada. O Sindipolo reiterou que a mesa de negociação com todas as empresas  e o Sindiquim, é o fórum para tratar das expectativas da categoria. A próxima reunião  ficou agendada para o dia 4 de outubro.