> MODESTA PROPOSTA DE ACORDO DE TURNO | Sindipolo

MODESTA PROPOSTA DE ACORDO DE TURNO

Na semana passada, através do Sindiquim,  as empresas Braskem, Innova, Borealis e Lanxess KELL, apresentaram uma proposta de Acordo de Turno.

A proposta tem pequenas melhorias como monitora-mento e acompanhamento das atividades de estagiários, compromisso de melhorias no transporte de turno e análise de propostas do Sindicato, além de garantir o pagamento de horas extras para quem trabalhar mais de oito feriados por ano. Antes o pagamento de HE era assegurado ao Grupo de Turno que tralhasse mais de oito feriados no ano. As evoluções desta proposta  são modestas.

Possivelmente, na próxima semana faremos assembleias para definir os rumos da negociações do Acordo de Turno.

HE NA TROCA DE TURNO (EXTRATURNO)

O pagamento da HE na troca de turno é uma questão importante a ser contemplada na negociação do Acordo de Turno. A Braskem está negociando e fechando acordos em outras regiões, garantindo o pagamento de “extraturno” considerando tempos de até 25 minutos,  de maio de 2011 até os acordos fechados este ano. Para o futuro, considera tempos também em torno de 25 minutos.

Na nossa negociação do Acordo de Turno, o que se  conseguiu foi um “compromisso” da Braskem de tratar o tema como ela já vem tratando em SP, RJ, BA e AL. Porém, ela condiciona as tratativas sobre o pagamento de HE na troca de turno (Extraturno), a aceitação, pelos trabalhadores, do sistema alternativo ao REP (Registro Eletrônico do Ponto) para o controle da jornada de trabalho.

REUNIÃO PARA TRATAR DO EXTRATURNO

Respondendo a nossa solicitação da semana passada, a Braskem marcou reunião para tratar da HE na troca de turno na quinta-feira, dia 7. A questão do extraturno é do interesse e é importante para os trabalhadores. O sistema alternativo ao REP para controle da jornada, em princípio, não interessa aos trabalhadores. O controle da jornada sem o REP abre precedente para o não pagamento de HE, como é feito em várias unidades da Braskem aqui no Polo.