> MILHARES NAS RUAS DEFENDENDO A PAUTA DOS TRABALHADORES | Sindipolo

MILHARES NAS RUAS DEFENDENDO A PAUTA DOS TRABALHADORES

Na quinta-feira, 11 de julho, milhares de trabalhadores foram às ruas no Dia Nacional de Luta, convocado pela CUT e outras centrais, com apoio dos movimentos sociais e populares. As mobilizações aconteceram em 27 estados e centenas de cidades, reunindo milhares de trabalhadores.

O dia de protesto foi para chamar a atenção para a pauta dos trabalhadores, que tem, entre outros itens, redução da jornada de trabalho para 40h semanais, sem redução de salários; contra o PL 4330, sobre terceirização; fim do fator previdenciário; 10% do PIB para a educação; 10% do orçamento da União para a saúde; transporte público e de qualidade; valorização das aposentadorias; reforma agrária e suspensão dos leilões de petróleo.

Além destes, itens como um plebiscito para a reforma política e a democratização da comunicação também estiveram presentes.

PAUTA DOS PETROQUÍMICOS

Em meio as manifestações organizadas pelas centrais sindicais e sindicatos, as várias categorias também têm suas pautas específicas e prioritárias.

No nosso caso, onde este ano o Acordo de Turno e o Acordo Geral (DB Outubro) do Polo Petroquímico, temos importantes questões a serem tratadas na negociação.

Entre estas estão unificação do Acordo para toda a categoria, garantia do auxílio-educação a todos os trabalhadores, considerando Lanxess, Innova, Oxiteno e Borealis e outros itens, que destacamos nos itens abaixo.

Aposentadoria Especial a todos

Fim do IR sobre salários e PLR

Equalização do Acordo Coletivo para todos

Auxílio educação para toda a categoria