MAIS UM ACIDENTE QUÍMICO AMPLIADO NO POLO PROVOCADO PELA BRASKEM

No último dia 29, logo após as 8h30, no mesmo momento em que os trabalhadores realizavam um ato em homenagem ao Dia Mundial em Memória as Vítimas em Acidentes e Doenças no Trabalho, em frente a Masisa, o tempo instável contribuiu para que um forte odor de produtos químicos se espalhasse pelas empresas Braskem PP1, PP2/PE5, Lanxess (antiga DSM) e Oxiteno, e fosse absorvido pelos trabalhadores.

Este forte cheiro, que atingiu as áreas citadas, foi, em um primeiro momento, relatado como vindo de um vazamento de propeno na PP1. O gás que estava “livre” na atmosfera, ainda sem identificação de sua origem, estava causando náuseas e dor de cabeça em diversos trabalhadores, que começaram a ser atendidos pelos serviços médicos das Unidades.

NÃO ERA PROPENO

Na realidade, como se comprovou posteriormente, o vazamento de gás propeno deu-se pelo rompimento de uma pequena tubulação (3/8″) de um instrumento de medição de vazão. Segundo informações da própria empresa, foi sanado em poucos minutos. O alarme de abandono das unidades citadas, menos a Lanxess e Oxiteno, foi acionado por volta das 9h.

Posteriormente, em torno de 40 minutos, foi acionado o alarme de fim de emergência. Entretanto, o forte odor de produtos químicos continuava no ar, o que levou dezenas de trabalhadores a buscar atendimento no ambulatório da UNIB.

Não tendo a confirmação da origem da emanação destes gases, as Unidades de segunda geração da Braskem decidiram evacuar as áreas, ficando somente os técnicos ligados a operação e alguns terceirizados. Após às 12h, os trabalhadores foram liberados para casa.

E O VENTO MUDOU

Com a mudança na direção do vento, que na parte da manhã estava direcionado para o lado da Lanxess e Oxiteno, o odor tomou conta de toda a área física da UNIB/ RS. Esses vapores causadores do mau cheiro em todas as áreas citadas, sabe-se que foram emanados do TPI (separador água/óleo, áreas 61 e 161 da UNIB). Esta verdadeira “craca” petroquímica, que pode fazer adoecer e até matar, esteve no ar desde a parte da manhã, contaminando um sem número de trabalhadores.

MONITORAMENTOS DA SAÚDE DOS TRABALHADORES

Poucos trabalhadores dentro do universo dos potencialmente expostos tiveram recolhido suas amostras de urina para testes e detecção de suas prováveis exposições. Ficou mais uma vez explícita a total fragilidade dos programas elaborados para esse fim.

Não é a primeira vez, em uma emergência, que os trabalhadores perdem por conta de não existir uma real interação entre os diversos setores da empresa, que devem agir com presteza e rapidez.

BENZENO

É bom sempre lembrar que o Benzeno, presente na “craca” petroquímica despreendida do TPI, e que pode ter chegado às outras empresas, é um produto comprovadamente cancerígeno, para o qual não existe nenhum limite seguro de exposição. Que fique claro que se detectado Benzeno nas áreas das empresas, o mesmo é um contaminante em potencial.

MEIO AMBIENTE CONTAMINADO

Mais uma vez, a Braskem, é causadora de um Acidente Químico Ampliado. A contaminação de trabalhadores e do meio ambiente, estão se tornando frequentes sem que haja uma correção de rumos.

O SINDIPOLO solicitou no mesmo dia, fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), que foi realizada dia 2, pela manhã. Conforme decisão do auditor fiscal do trabalho, que esteve na Braskem, a continuidade da fiscalização será no dia 22/5, quando estarão presentes, além dos técnicos da empresa, representantes do sindicato.

Lamentamos que mais uma vez, os trabalhadores petroquímicos tenham passado por uma situação de grave risco à sua saúde e vida. Por mais que a empresa tente minimizar mais este Acidente Químico Ampliado, fica evidente que o nosso ambiente de trabalho não está seguro como deveria ser.