> MAIS DE 7 MILHÕES DE BRASILEIROS QUEREM A REFORMA POLÍTICA | Sindipolo

MAIS DE 7 MILHÕES DE BRASILEIROS QUEREM A REFORMA POLÍTICA

No total, mais de 7,7 milhões de brasileiros participaram doPLEBISCITO POPULAR POR UMA CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA DO SISTEMA POLÍTICO que questionou a sociedade sobre sua vontade em relação a questão. O resultado não deixou dúvidas: os brasileiros querem a reforma política.

No total, 7.754.436 pessoas votaram, dos quais 97,05% disseram sim à constituinte exclusiva e soberana do sistema político e apenas 2,57% foram contrários. O plebiscito foi realizado entre dias 1° e 7 deste mês. Para facilitar a participação dos trabalhadores, o SINDIPOLO disponibilizou urnas no Polo, onde os petroquímicos diretos e terceirizados puderam manifestar sua vontade.

Apesar do objetivo do plebiscito ter sido coletar 10 milhões de votos, o número expressivo da participação demonstrou a vontade da sociedade e foi importante ainda para estabelecer o debate sobre a necessidade de uma reforma política com participação social, conforme reivindicado pelos movimentos sociais e pela população, mais recentemente, nas manifestações de junho de 2013.

PRÓXIMOS PASSOS – O próximo passo quanto ao plebiscito popular é levar os resultados para representantes dos três poderes, inclusive a presidente Dilma Rousseff,  o que deve acontecer nos dias 14 e 15 de outubro próximos.