> LUCRO LÍQUIDO DA BRASKEM DA UM SALTO DE 550% | Sindipolo

LUCRO LÍQUIDO DA BRASKEM DA UM SALTO DE 550%

Durante a semana passada a Braskem divulgou seu lucro líquido referente ao terceiro trimestre de 2015, que foi de R$ 1,482 bilhão, cerca de 550% superior aos R$ 230 milhões do mesmo período do ano passado. Além disso, também foi divulgado que o EBTIDA do período foi de R$ 3,04 bilhões, equivalente ao dobro no mesmo intervalo em 2014. No ano, até setembro, o EBITDA foi de R$ 7,128 bilhões, que significa um crescimento de 67% sobre o resultado do mesmo período do ano passado. A receita líquida atingiu R$ 13,164 bilhões de julho a setembro, um aumento de 12%. Já o acumulado até setembro ficou em R$ 34,951 bilhões, um aumento de 2% em relação a 2014. Como se estes resultados não fossem suficientes, a Braskem ainda quer garantir economias de custo de R$ 80 milhões em 2015 e de R$ 320 milhões em 2016. Os resultados da Braskem mostram claramente que sua tentativa de discurso nas mesas de negociações sobre “dificuldades” em apresentar propostas razoáveis aos trabalhadores não se sustenta. Demonstra uma tremenda incoerência entre os seus “argumentos” e a sua realidade. Pelo contrário, enquanto alguns segmentos da economia sofrem o impacto da instabilidade econômica, o desempenho econômico da Braskem dispara. Isto não se deve somente ao cenário altamente positivo com as exportações, mas também e principalmente, pelo trabalho e esforço do seu quadro de trabalhadores, que são quem efetivamente garantem nas unidades da empresa a produção necessária para atender as demandas que resultam nos lucros da empresa. Neste caso, o que os trabalhadores da Braskem esperam é que ela reveja suas posições nas várias mesas de negociações em que está presente em nível nacional. No nosso caso, as demais empresas que compõem a mesa (Lanxess HPE, Inova e Oxiteno) também têm conseguido resultados significativos. A Lanxess, por exemplo, prevê seu EBTIDA para 2015, entre 860 e 900 milhões de euro. Em 2014 foi 808 milhões. No terceiro trimestre o EBTIDA aumentou 11,9%, ficando em 235 milhões de euros.