> LANXESS/PBR PROPÕE 6,1% DE REAJUSTE | Sindipolo

LANXESS/PBR PROPÕE 6,1% DE REAJUSTE

A LANXESS mudou a sua estratégia de negociação neste ano. Foram várias reu-niões em um curto espaço de tempo e respostas rápidas às demandas apresentadas. Muito diferente de negociações passadas quando os trabalha-dores se viam angustiados esperando índices de outras datas base para ter da empresa uma posição.

Os 6,1% repõe o INPC acumulado do período, mas será com certeza, ultrapassado por todas as demais regiões onde a LANXESS tem unidades, inclusive com data base diferente. Como já divulgado anteriormente, diversas categorias estão fechando com ganhos reais e não há, portanto razão para correr para apreciar proposta que sequer significa um ganho acima da inflação.

Quem insiste em manter acordo em separado no polo é a LANXESS e a cada ano tenta tirar vantagem desta situação. Seja para tentar retirar direitos, ou para praticar reajustes inferiores. Por isso os trabalhadores da LANXESS PBR não podem aceitar ganhos que signifiquem menos do que o que será praticado nas demais empresas do polo de Triunfo – onde se inclui outra unidade da LANXESS.

Os trabalhadores já foram “pedalados” em anos anteriores tendo que esperar fechamentos de índices em São Paulo, por exemplo.  Agora poderiam corresponder a pressa da empresa, não fosse esta pressa apenas mais uma oportunidade de levar vantagem.