LANXESS TSR E HPE SERÃO UMA SÓ

Atualmente as duas uni­dades no polo de Triunfo (TSR e HPE) estão juridicamente em segmentos diferentes. Com a “parceria” firmada en­tre Lanxess e a Saudi Aramco, estas unidades passarão a compor, junto com outras unidades de produção, in­clusive em outros países, um empreendimento que será administrado por uma hol­ding com sede na Holanda.

Haverão impactos dire­tos nos acordos que regram a vida laboral dos trabalha­dores de ambas as unida­des. Em reunião no dia 9 de dezembro com o SINDIPOLO, representantes da empre­sa comunicaram a forma­ção desta “joint venture” e já foram programadas duas reuniões (dias 16 e 21 de de­zembro) para tratar de todas as questões que afetam os trabalhadores.

Questionados com rela­ção a eventual impacto so­bre empregos, os represen­tantes da empresa disseram que ambas as unidades estão “enxutas” e que a sua preo­cupação é no que se refere ao equacionamento da ques­tão dos acordos coletivos di­ferenciados em vigência nas duas unidades. Esta questão estará em pauta nas próxi­mas reuniões.

Este é mais um movi­mento no setor petroquími­co no polo de Triunfo. A si­tuação vai requerer atenção máxima dos trabalhadores. Estarão em pauta não só os direitos atuais, mas, a depen­der do formato de acordo que se estabelecer, também os direitos futuros.