> Lanxess tem agenda cheia para pressionar trabalhadores | Sindipolo

Lanxess tem agenda cheia para pressionar trabalhadores

A empresa não se fez presente na reunião com o SINDIQUIM no dia 18 passado. Informou que devido à agenda nesse dia não seria possível comparecer podendo se reunir durante esta semana. Não cabendo mais protelações decidimos manter a reunião.  Apresentamos ao SINDIQUIM a nossa proposta para evoluir na negociação alem de registrar a nossa discordância com o comportamento da LANXESS. Os seguintes itens foram destacados na negociação:

Reajuste salarial de 7,25% para o mês de Setembro de 2011 e 8% a partir de outubro de 2010, com alteração da data-base para OUTUBRO, passando a LANXESS a integrar o Acordo Geral do pólo de Triunfo.

Manutenção do acordo atual até setembro de 2011 fazendo-se ajustes para a transição das cláusulas 10 e 14 da minuta apresentada no dia 18 de fevereiro de 2011. Os valores referidos nestas cláusulas serão integrados ao salário partir do mês de outubro de 2011, independente do reajuste salarial a ser aplicado à época.

Conforme aprovado nas assembléias dos dias 1º e 3 de dezembro, passam a serem regidas por instrumento específico as cláusulas do acordo do regime de turno ininterrupto de revezamento.

PETROS e IHPREV

Em reunião com os trabalhadores em Duque de Caxias a alta cúpula anunciou que com relação ao acordo coletivo vai procurar a justiça. Além disso está assumindo sua posição com relação aos planos PETROS e IHPREV, ou seja, anunciou que tem intenção de terminar com o patrocínio destes planos. A empresa já vinha se manifestando contra o repasse do reajuste de 3% aos aposentados da Petros, demonstrando que está preocupada e de olho no superávit do plano. É bem provável que antes de retirar o patrocínio, queira meter a mão no superávit.

Reunião na quinta-feira

Na próxima quinta-feira, 24, está confirmada reunião com a presença da empresa e o SINDIQUIM. O posicionamento será determinante para os nossos próximos passos. É provável que a empresa reúna os trabalhadores na planta de Triunfo também neste dia para dar a sua versão da negociação. Só não conseguirão explicar porque tanta necessidade de retirar direitos mesmo que seja de quem ainda está por vir.

Enquanto isso…

Grandes agências de notícias informam que a LANXESS espera vendas maiores em 2011, com crescimento acima da média do mercado.  A forte demanda mundial por pneus de automóveis seria a responsável por este resultado. Os altos níveis de utilização das fábricas estariam levando a empresa a expandir a sua capacidade de produção. Com estas informações o EBITDA de 2011 será maior que o obtido em 2010.