> LANXESS – SEGUNDO TRIMESTRE E PERSPECTIVAS | Sindipolo

LANXESS – SEGUNDO TRIMESTRE E PERSPECTIVAS

A empresa vem afirmando junto à imprensa que “Em contraste com as expec-tativas de maio, a LANXESS não espera qualquer melhora nas condições de negócios no segundo semestre”, (agencia Reuters). Aliado a isso o resultado do segundo trimestre permite fazer alguns exercícios de resultados futuros mais concretos em termos de pagamento de PLR. E estes não são muito animadores.

As perspectivas para 2014 também já não são as mesmas sendo que a ex-pectativa de meta de 1,4 bilhões de Euros já foi diminuída para modestos 1,1 bilhões.  O que chama aten-ção é que estas informações vêm a tona, passados pouco mais de 30 dias após o fechamento da negociação de PLR.

Calculando simploriamente o EBITDA de 2013, dobrando o resultado do 1º semestre – o que só será alcançado com muito esforço – se poderia chegar ao pata-mar que assegura o pagamento de PLR.

No entanto, apenas no início da faixa com pouco mais de um salário. Como a própria empresa vem dizendo que o segundo semestre não será melhor que o primeiro é fácil perceber a grande chance de não pagamento de PLR, apesar do EBITDA poder chegar a mais de 700 milhões de Euros.

Basta lembrar os resultados e salários pagos em anos anteriores para se perceber a injusta meta imposta aos trabalhadores neste ano.

E mesmo sem informações privilegiadas o SIN-DIPOLO já afirmava esta injustiça lá no final de junho tendo este sido um dos motivos da não assinatura do acordo.