> LANXESS PBR: É POSSÍVEL AVANÇAR | Sindipolo

LANXESS PBR: É POSSÍVEL AVANÇAR

Na nova rodada de negociação com a LANXESS ocorrida ontem foi apresentada a forma como entendemos ser possível equiparar o acordo da LANXESS com o das demais empresas.

Antes de entrar nesta discussão abordamos ainda dois pontos da nossa pauta. A questão de eventuais afastamentos de trabalhadores aposentados e a cobertura de suas remunerações salariais, e a questão das terceirizações.

Na comparação entre acordos em muitas cláusulas ou temas é possível avançar com pouco ou nenhum custo. Em outros temas é preciso avançar e a LANXESS tem plenas condições de assumir.

Alguns dos temas discutidos:

Defendemos que o índice deve representar o mesmo ganho das empresas com data base outubro (onde está incluída a LANXESS TRP).

Já que a LANXESS propõe a retirada do auxílio pré escolar, propomos que o auxílio creche seja estendido de 30 para 48 meses como é nas demais empresas, e que o auxílio pré-escolar seja transformado em auxílio educação de R$200,00 por mês. Com isso se equipararia a melhor prática.

É preciso garantir os benefícios da lei 9556/98 através do desconto também aos novos trabalhadores.

Se houver comprometimento de ida ao acordo geral, e se a incorporação ao salário for antes do reajuste aplicado, há possibilidade de aceitação.

Seguimos defendendo os 42 meses.O próprio comprometimento da empresa em reduzir as horas extras e a pouca diferença entre 75% e 100% torna perfeitamente possível este avanço.