> LANXESS APRESENTOU PROPOSTA: INPC | Sindipolo

LANXESS APRESENTOU PROPOSTA: INPC

Na reunião ocorrida no dia 26 de outubro a empresa apresentou a seguinte proposta: a) Reajuste dos salários, de forma retroativa a 1° de setembro no percentual de 9,88%
para salários base até R$ 8.475,21 e acima desse salário, um valor fixo de R$ 837,35; b) O mesmo percentual de reajuste no Piso da categoria; Auxílio Creche; Auxílio Excepcional; Assistência médica e odontológica, passando a vigorar o valor de R$ 1.051,72/ano por empregado e para cada membro do grupo familiar. O índice repõe apenas a inflação
anual do período e foi apresentada também na reunião que ocorreu em Duque de Caxias. Em Pernambuco está marcada reunião para o dia 29 de outubro. Assembleia para deliberar sobre a proposta deve ocorrer em breve, a depender também da negociação com as demais empresas, entre elas a unidade da LANXESS HPE

HISTÓRICO DE AUMENTOS REAIS E PERDAS (2001/2014)
No que se refere ao reajuste salarial, temos que garantir, no mínimo, os níveis
históricos de reajuste salarial. No gráfico ao lado estão os INPC’s e os aumentos reais ou perdas desde 2001. De 2004 até 2014 tivemos aumento real acima do INPC: no caso da LANXESS TSR (antiga Petroflex) foi de 16,8% (+/- 1,4 por ano). Para as demais empresas (DB setembro e novembro e, depois de 2009, outubro), foi de 20,6% (+/- 1,7% ao ano), com alguma diferença para os trabalhadores da então Copesul, que tinham até 2009 DB setembro. Apenas para ilustrar, o Salário Mínimo teve neste período um ganho de 67,3%.