> LANÇAMENTO DO LIVRO É NESTA SEXTA, DIA 9/12. PARTICIPE! | Sindipolo

LANÇAMENTO DO LIVRO É NESTA SEXTA, DIA 9/12. PARTICIPE!

O SINDIPOLO convida todos os trabalhadores e familiares a participa­rem, na sexta-feira, dia 9 de dezembro, às 19 horas, na sede do Sindicato, do lançamento do Livro Trabalhadores Petroquímicos – Uma categoria sempre na luta“. Nesta atividade, também será inaugurado o “Espaço Vito Giannotti“, que contará com biblioteca, sala de im­prensa, videoteca e sala de formação, que estarão à disposição dos trabalha­dores com livros, vídeos e obras espe­cialmente vinculadas à luta dos traba­lhadores no Brasil e no mundo, temas relacionadas ao setor petroquímico e outras de diferentes assuntos.

O nome é uma homenagem ao gran­de lutador sindical Vito Giannotti, idea­lizador do Núcleo Piratininga de Comu­nicação (RJ) que dedicou sua vida à luta dos trabalhadores. No SINDIPOLO, Vito ministrou vários cursos de formação, comunicação e de dirigentes sindicais, sempre cuidando para que esta memó­ria de lutas e conquistas não seja esque­cida, pois construíram os direitos que a classe trabalhadora tem hoje a partir de uma caminhada marcada por prisões, resistência e mortes.

As atividades encerram a programa­ção de 35 anos da entidade, que teve também atos no Sindicato, jantar Baile, Torneio de Futsal, Outubro Rosa e edi­ção especial do Piquete Trancaço.

O LIVRO – A obra que será lançada traz um relato das lutas desenvolvidas nos últimos dez anos (2006 a 2016) pela categoria, notadamente os eventos e episódios envolvendo a entrega do Polo Petroquímico para a Braskem e a resis­tência que os trabalhadores tiveram que desenvolver para terem seus direitos ga­rantidos e respeitados. Mas não só isso. O livro relata a retomada dos grandes movimentos nas campanhas salariais, a defesa do Plano Petros, negociações de PLR e também lutas que foram do con­junto da classe trabalhadora, mas que contaram com a participação dos petro­químicos.

O livro complementa o que foi lan­çado quando a entidade completou 25 anos – “Trabalhadores petroquímicos: trajetória e lutas de uma categoria” – que conta a história da luta dos traba­lhadores desde a fundação do Sindicato (em 1981), até 2006.

Ambas as obras são o registro da caminhada de uma importante catego­ria que desde os anos 80, quando teve início a construção de um novo modelo de sindicalismo no Brasil, mais comba­tivo e independente, esteve sempre à frente destas lutas, tanto para conquis­tar direitos que hoje estão consolidados aos petroquímicos, como somando ao conjunto a classe trabalhadora na cons­trução de um país mais justo e com mais direitos trabalhistas, humanos e sociais.

A BIBLIOTECA – Será um espaço à disposição dos trabalhadores para pes­quisa, trabalho ou apenas uma boa lei­tura. No local estarão disponíveis livros, vídeos, cartilhas, estudos técnicos e ou­tros materiais tratando de diferente te­mas, mas notadamente os que se refe­rem às lutas dos trabalhadores, tanto do segmento petroquímico nacional como mundial.

IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO – Reiteramos a importância da participa­ção dos trabalhadores nesta atividade. Este é um momento para celebrarmos juntos todo este tempo de caminhada e de conquistas. Ao final será servido um coquetel aos participantes.

CONVITE LANÇAMENTO DO LIVRO