> LANÇAMENTO DE LIVRO E INAUGURAÇÃO DE ESPAÇO CULTURAL ENCERRAM ATIVIDADES DOS 35 ANOS DO SINDIPOLO | Sindipolo

Em atividade na sede do Sindipolo, no dia 9 de dezem­bro, foi feito o lançamento do livro “Trabalhadores Pe­troquímicos, uma categoria sempre na luta”.

DEZ ANOS DE LUTA

A obra faz um relato dos últimos 10 anos das lutas da categoria petroquímica (de 2007 a 2016), inserida em um período de grandes transformações do setor.

Um resgate da história mostra que este foi um pe­ríodo de mudanças impor­tantes, que exigiram dos tra­balhadores movimentos de resistência, permanente vigi­lância e muita unidade para manter os direitos garantidos ao longo do tempo e avançar nas suas conquistas.

O livro é a continuidade do que foi publicado nos 25 anos do Sindicato, com o títu­lo de “Trabalhadores Petro­químicos: trajetória e lutas de uma categoria”, que traz um relato das lutas dos petro­químicos desde a fundação do Sindicato até 2006.

ESPAÇO VITO GIANNOTTI

Na mesma data também foi inaugurado o Espaço Vito Giannotti, composto pelas salas da comunicação, bi­blioteca/videoteca e espaço de formação, que estará à disposição da categoria.

O nome é uma homena­gem ao idealizador do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) e grande lutador das causas em defesa dos trabalha­dores, que via a comunicação como uma ferramenta de luta fundamental para construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Representando o NPC, Lui­za Santiago em sua fala, desta­cou a trajetória de Vito na luta dos trabalhadores, desde que era metalúrgico no ABC paulis­ta. Ela também leu uma mensa­gem de Cláudia Santiago, com­panheira dele, destacando que Vito acreditava que nenhuma mudança social seria possível, sem uma comunicação dos e para os trabalhadores.

Outras pessoas, como o ex-deputado Raul Pont, sempre ao lado dos petroquími­cos na sua luta em defesa dos empregos desde seu primeiro mandato, em 1986, também se manifes­tou, parabenizando a categoria pela sua caminhada.

A atividade marcou o encerramento das comemo­rações dos 35 anos do Sindi­cato, que incluiu torneio de futsal, jantar-baile, atividade política no Sindicato, uma edição especial do Piquete Trancaço, além de palestra e a atividade das mulheres no Outubro Rosa.

Participaram ainda da solenidade representantes da CUT/RS e de sindicatos de diversas categorias e movi­mentos sociais.

DISTRIBUIÇÃO DOS LIVROS – Os livros serão disponibili­zados aos trabalhadores que tiverem interesse