> INNOVA/PETROBRAS: É HORA DE NEGOCIAR A PLR | Sindipolo

INNOVA/PETROBRAS: É HORA DE NEGOCIAR A PLR

Já estamos no segundo semestre e até o momento a categoria e a Comissão de PLR aguardam que a Innova/Petrobras abram o processo de negociação da PLR 2012.

É consenso na categoria que deve haver mudança no Acordo de PLR. O modelo existente é perverso e danoso para os trabalhadores. As metas são cada vez mais ina-tingíveis, o que deixa clara a intenção da empresa de não dividir o bolo, mas as mi-galhas. A expectativa dos trabalhadores da Innova é que o modelo de PLR seja o da Petrobras, já que a Innova é da Petrobras.

Resultados econômicos

A empresa também não apresentou, até agora, os resultados econômicos dos primeiro e segundo trimestre. Estes dados são importantes para se conhecer os valores de EBITDA. No gráfico ao lado, está demonstrado os dados desde 2005. Dá para ver que os resultados têm sido muito bons e, portanto, há condições de uma boa PLR.

Os trabalhadores são os principais responsáveis por estes excelentes re-sultados e merecem um valor digno de PLR.

Por isso, a empresa deve iniciar imediatamente a negociação da PLR e proceder as mudanças necessárias na metodologia do Acordo.

Vazamento na Butadieno/UNIB resulta na dispensa de mais de 200 trabalhadores

Na quarta-feira, dia 18, ocorreu um vazamento na nova unidade de Butadieno da UNIB, possivelmente do próprio produto, que durou de quarta até sexta feira.

A Braskem minimizou o fato, dizendo que estava tudo resolvido.  Na verdade, escondeu que a ocorrência se estendeu por três dias.

Teve uma proporção que resultou em exposição, consequente monitoramento biológico e na dispensa de mais de 200 trabalhadores da CNO. Os mesmos  foram dispensados e afastados da área na quinta-feira. Em princípio retornaram na sexta, mas não foram para a área.

Mesmo só com estas informações sobre a ocorrência, é visível que foi um evento de considerável proporção. O que chamou  atenção é que não foi dado conhecimento à CIPA e muito menos informado ao Sindicato.

Estamos entregando uma carta à Braskem, solicitando reunião para termos mais informações sobre esta  ocorrência e as providências tomadas.