> II SEMINÁRIO NACIONAL SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE NA BRASKEM | Sindipolo

II SEMINÁRIO NACIONAL SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE NA BRASKEM

Depois de passados três anos e com a continuidade degraves e novos acidentes, os sindicatos dos trabalhadores da Braskem novamente se reúnem. Na época passada (2010), o encontro em Porto Alegre foi motivado pelos sinais e sucessivos acidentes que vinham ocorrendo na empresa.

Restou do encontro de 2010, a possibilidade de se tratar regionalmente as ocorrências de acidentes e adoecimentos. Como as atuações sindicais regionais não foram suficientes, mesmo com a busca de uma ação mais consistente do Poder Público, busca-se, agora, coletivamente, um novo rumo para barrar o preocupante quadro de acontecimentos que têm atingido os trabalhadores.

AVALIAR A SITUAÇÃO EM CADA REGIÃO

Este segundo encontro, que acontecerá em Maceió dias 4 e 5 de abril, repete o objetivo do primeiro, que é debater e dimensionar a situação em cada região onde a Braskem atua e buscar outras ações para enfrentar os problemas, que estão cada vez mais graves e se avolumando.

RESULTADO DO MODELO DE GESTÃO

As conclusões advindas daquele Seminário apontaram que os eventos acidentários eram resultado do modelo de gestão imposto pela Braskem.

Do ponto de vista das relações de trabalho, ela vinha intensificando a precarização nas condições de segurança e saúde dos seus trabalhadores diretos e terceirizados.

Os efeitos dessa gestão, orientada pela redução de custos, trouxe também outros efeitos nocivos no meio ambiente de trabalho, aumentando os riscos de acidentes de toda a ordem. Desde então, os eventos continuam e ainda aumentaram em gravidade, pois a configuração de Acidentes Químicos Ampliados estão acontecendo, levando os trabalhadores das diversas áreas a aumentarem ainda mais o tensionamento em um ambiente de trabalho periculoso, insalubre e com a gestão precarizante da Braskem. Este cenário demonstra a necessidade urgente de que o tema fosse retomado, a fim de buscarmos soluções coletivas e encaminhamentos para o momento que vivemos.