> Homologação do Plano CopesulPrev e a situação do Triunfo Vida | Sindipolo

Homologação do Plano CopesulPrev e a situação do Triunfo Vida

PUBLICADO:

Os participantes do Plano Triunfo Vida estão preocupados com a homologação do mesmo e o consequente recebimento do Fundo de Retirada, a exemplo do que vem também acontecendo com os do CopesulPrev.

No caso do Triunfo Vida, a informação é de que em início de março a Petros pediu à Previc uma nova prorrogação de prazos para os cálculos, que normalmente é de 60 dias. Com isso, o novo prazo para os cálculos deve ficar entre final de maio, início de junho.

Prazos necessários

Para que se possa ter uma idéia dos prazos, no caso do CopesulPrev, por exemplo,  desde a data-base de retirada do patrocínio (31/08/2009) até a homologação pela Previc (26/03/2011) foram 19 meses.

Feita a homologação, a Petros tem até 30 dias para informar aos participantes sobre as opções de transferência ou portabilidade  do seu Fundo de  Retirada. Após esta etapa, o participante tem mais 90 dias para fazer a sua opção e, a partir da informação do destino do recurso, a Petros terá ainda, 30 dias para fazer o “pagamento”.

Em linhas gerais, temos como referência para o Triunfo Vida, o mesmo período de tramitação do processo do CopesulPrev. É bom lembrar que a data base de retirada do Triunfo Vida foi 31 de maio de 2010.

 

Garantir que não teremos prejuízos

É compreensível a ansiedade e as angústias em relação a liberação dos recursos destes planos, dos quais estão sendo retirados os patrocínios, já que para muito,s eles são necessários inclusive para a sobrevivência. Mas os prazos de cálculos e análise pela Petros e Previc são importantes para garantir que os participantes dos Planos não sejam penalizados com eventuais equívocos nos cálculos dos montantes.