> FISCALIZAÇÃO DA SRTE/RS NA UNIB RS | Sindipolo

FISCALIZAÇÃO DA SRTE/RS NA UNIB RS

No dia 19 de agosto, a SRTE-RS se apresentou na portaria principal da UNIB 2 RS, aqui no Polo Petroquímico para realizar mais uma FISCALIZAÇÂO. Na verdade, os auditores fiscais do Ministério do Trabalho estavam vindo pela segunda vez na UNIB. No mês de maio deste mesmo ano eles estiveram aqui, passaram o dia na fiscalização das condições de trabalho, principalmente nas oficinas da manutenção, observando e conversando com os trabalhadores diretos e indiretos.

Nesta segunda visita os auditores solicitaram a participação das representações sindicais dos trabalhadores, ou seja, Sindiconstrupolo e Sindipolo.

A solicitação de documentações pertinentes a saúde do trabalhador, a jornada de trabalho, cursos normativos e obrigatórios, além de registros de acidentes com ou sem afastamentos, bem como todos os atendimentos realizados na área de saúde da empresa.

Os auditores também estiveram nas áreas de produção e no distrito de terceiros. Na área de carregamento rodoviário foi visto que o cumprimento do TAC estabelecido não estava sendo cumprido na sua efetividade.

No Distrito dos Terceiros junto a Portaria 2 da UNIB foi identificado uma série de irregularidades normativas, principalmente no canteiro da SGS. Foi constatado que o Pipe Shop (área de soldagem e calderaria), área de pintura, vestiários, banheiros e o prédio da SGS estão com uma série de irregularidades, passíveis de interdição. Foi exigido desta empresa a regularização destes ambientes, bem como uma série de documentação.

As fiscalizações da SRTE continuarão a acontecer não só na UNIB, mais em todas as áreas do Polo Petroquímico.

O Sindiconstrupolo e o Sindipolo vem há anos tentando que estas irregularidades sejam resolvidas, mas tanto as empresas prestadoras de serviço, bem como a tomadora, Braskem, vêm enrolando e postergando a solução por economia de recurso. Com isso os trabalhadores ficam expostos a toda e qualquer vontade do patrão, relegando as condições decentes e seguras de trabalho para segundo plano.