FATOR PREVIDENCIARIO: PL PODERÁ SER VOTADO DIA 28/12.

PUBLICADO:

A CUT está convocando trabalhadores de todo o país para um grande ato no dia 28 em defesa do fim do fator previdenciário. A Central esteve reunida, dia 21, com o presidente da  Câmara, deputado Marco Maia (PT/RS), que afirmou que o fim do fator previdenciário deve ir à votação na Casa nesta quarta-feira, 28.

O objetivo é assegurar que seja votado o fim do fator e o PL do deputado Pepe Vargas (PL 3299/08) com a emenda dos trabalhadores. A proposta mantém o fator 85/95, que soma o tempo de contribuição e a idade. Caso o resultado seja 95, para os homens, e 85, para as mulheres, a aposentadoria será integral e não dependerá mais do fator.

Já a emenda dos trabalhadores cria um redutor de 2% para cada ano que faltar até atingir a fórmula e um acréscimo também de 2% para cada ano que o trabalhador permanecer na ativa após cumprir os requisitos. A proposta determina ainda que seja considerada a média das contribuições previdenciárias dos últimos 36 meses. Além disso, as empresas que demitirem um trabalhador 12 meses antes da aposentadoria serão obrigadas a recolher esse período de contribuição para o empregado.




DESENVOLVIMENTO BY
KOD