> EXTRATURNO BRASKEM | Sindipolo

EXTRATURNO BRASKEM

Braskem apresenta proposta de 14 minutos a ser considerado como HE na passagem de turno e inclusão do prêmio de férias de 13,34% no Acordo do “Extraturno”

Na reunião de negociação do “Extraturno” realizada semana passada, em que já havíamos informado à Braskem sobre a proposta dos trabalhadores para o Acordo de manutenção dos atuais 17 minutos de passagem de turno como HE e sua valorização de 120% da hora normal, a empresa apresentou uma proposta de 14 minutos como HE na passagem de turno e a inclusão do prêmio de férias de 13,34%, que está num acordo específico no Acordo do “Extraturno”.

É evidente que a proposta da empresa está abaixo da expectativa dos trabalhadores. Nos próximos dias devemos encaminhar o que foi apresentado para apreciação em assembleias e definir encaminhamentos que atendam a reivindicação dos turneiros.

Como já havíamos informado anteriormente, após definirmos a questão do “Extraturno” (HE da passagem de turno), será tratado entre os turneiros e os trabalhadores do ADM da Braskem, as questões do controle da jornada por exceção, sem registro do ponto, e a inclusão do prêmio de férias de 13,34% no Acordo do Extraturno.

É importante destacarmos e termos presente que as negociações para acordos coletivos de trabalho, são justamente para assegurar aos trabalhadores condições de trabalho, remuneração e outras questões, que não se restringem simplesmente aos limites do que a legislação estabelece.