> EXTRATURNO BRASKEM | Sindipolo

EXTRATURNO BRASKEM

PUBLICADO:

Durante esta semana, os trabalhadores de turno da Braskem, pessoal da ativa e inativos (desligados), podem consultar as listas que estão disponíveis para verificar se sua situação real de turneiro na Braskem confere com o que consta nas listas.

LISTAS TURNEIROS DA ATIVA

A Braskem disponibilizou desde o dia 23/01 nas áreas operacionais, com os coordenadores e ROIS, a lista com o nome dos trabalhadores para serem checadas as informações por todos turneiros e feitas as correções necessárias, inclusive o acréscimo de nomes nos casos de ausências. Estas listas ficarão à disposição até o dia 29/01 às 18h. As correções efetuadas serão de responsabilidade do trabalhador.

LISTA TURNEIROS INATIVOS

A lista com os turneiros inativos (desligados) já está no site do SINDIPOLO (www.sindipolo.org.br) desde o dia 23 e ficará disponível até às 18h do dia 28/01. Neste caso, cada um deve verificar se as informações   sobre o seu tempo de trabalho em turno está correto e outras questões, inclusive se estão ou não na lista. As dúvidas e correções necessárias serão repassadas ao SINDIPOLO por e-mail (sindipolo@terra.com.br). É importante o nome completo da pessoa, o número do CPF e o período trabalhado em turno, inclusive dos que enviaram e-mails anteriormente.

No final do dia 28 de janeiro, todas os e-mails que o Sindicato receber serão enviadas à Braskem para as devidas correções. Reiteramos que as informações  serão de exclusiva responsabilidade de quem informar.

IMPORTANTE!

Entenda o que é o retroativo a 2000 e os 24 meses de prescrição de 2005 a 2003.

Nas listas constam e serão contemplados os trabalhadores que estavam em turno desde abril/2003, pois é  considerado o tempo de prescrição de 24 meses da data do ajuizamento das ações (abril/2005) e retrocedem a abril/2003, e que também estavam em turno no período de abrangência das ações coletivas que foram ajuizadas em abril/2005, mas retroagem a cinco anos, a abril/2000. Portanto, serão contemplados pelo acordo que quita as ações coletivas, os trabalhadores que estiveram  em turnono período de abril de 2003 a abril de 2011, mas que tem o direito assegurado desde abril/2000. Isto vale tanto para os trabalhadores da ativa que continuam na Braskem, quanto para o pessoal desligado (aposentado e demitidos). Nas listas também estão relacionados os turneiros abrangidos pelo Acordo de Extraturno, que vai de maio de 2011 até 31 de dezembro de 2014.

Reiteramos que o que está citado acima, em relação ao tempo de ABRAN-GÊNCIA e a PRESCRIÇÃO de 24 meses, que retrocede de abril de 2005 a abril de 2003 vale tanto para o pessoal inativo (desligado, demitido ou aposentado), quanto para o pessoal da ativa, que continua trabalhando na Braskem.

Reforçando…

O que é cobrado nas ações coletivas ajuizadas em 2005 é retroativo a 2000. Portanto, o tempo de abrangência das ações é de 2000 a 2011. O tempo de prescrição, que é de 24 meses,  retrocede a 2003, pois  o ajuizamento das ações foi 2005. Por isso serão contemplados os trabalhadores que estão ou estiveram em turno de abril de 2003 a abril de 2011.