> EXTRATURNO: ASSEMBLEIAS DIAS 29 E 30/4 E 1º/5 | Sindipolo

EXTRATURNO: ASSEMBLEIAS DIAS 29 E 30/4 E 1º/5

Serão realizadas esta semana – dias 29 e 30 de abril e 1º de maio – as assembleias para apreciar a proposta da Braskem de Acordo Extraturno. O que a empresa apresentou está longe de atender aos turneiros. Lembramos, ainda, que no Acordo a  Braskem quer legalizar o não registro do ponto para os turneiros. Além disso, este tempo (15 minutos) é um dos menores das negociações de Extraturno das unidades da Braskem no País.

A proposta apresentada considera:

Pagamento de 15 minutos diários de HE a título de Extraturno, durante a vigência do acordo a ser celebrado;

Os 15 minutos também serão retroativos a maio de 2011 pagos em parcela única;

A Braskem quer, através do Acordo, quitação das HE de  troca de turno (Extraturno) para os últimos cinco anos;

Não será considerado pagamento de HE para ROIS/supervisores. Será pago somente durante o tempo em que não eram supervisores;

Será legalizado o fim do registro do ponto pelo Acordo.

Construção coletiva

As bases para a proposta de Extraturno aprovadas pelos turneiros, foram construídas nas reuniões realizadas no Sindicato e consideram  35 minutos diários por dia trabalhado;  pagamento aos ROIS/supervisores; retroativo e dando quitação somente até maio/2011; fim  do cartão ponto, entre outras questões.

PAUTA DE ACORDO DE TURNO

Nas assembleias também será colocada para apreciação dos turneiros de todas as empresas, a reafirmação da nossa pauta para o Acordo de Turno, que aprovamos e começamos a negociar em 2013. Para não coincidir no mesmo ano, a negociação do Acordo de Turno com a do Acordo Geral, prorrogamos o Acordo de Turno até maio deste ano.

Na pauta para Acordo de Turno, entre outras questões, está o pagamento de HE na troca de turno (Extraturno) aos trabalhadores de todas as empresas, considerando 40 minutos por dia; tempo de viagem máximo de 1h30; THM de 160 horas; e pagamento de interinidade a partir do primeiro dia da substituição.