> EXTRATURNO | Sindipolo

EXTRATURNO

REUNIÃO  DIA  30/7

Na quarta-feira, dia 30 de julho, vamos ter reunião com a Braskem para tratar do EXTRATURNO. Neste momento, por parte dos turneiros, temos uma proposta de EXTRATURNO de 30 minutos diários aprovado pelos turneiros e 15 minutos apresentado pela Braskem, que foi rejeitado pelos trabalhadores. Na reunião deve ser apresentada nova proposta pela Braskem. Esta é a expectativa dos turneiros.

Debate do extraturno não se limita só ao tempo

Reiteramos que pela Braskem há uma proposta de 15 minutos que já foi rejeitada  pelos turneiros. Já pelos trabalhadores foi aprovado um tempo de 30 minutos,  considerando tanto o retroativo a maio de 2011, quanto o que será incorporado ao salário a partir do fechamento do Acordo.

Além do tempo, o debate sobre o EXTRATURNO, muito mais do que se considerar “os tempos” que estão colocados por parte da empresa e dos trabalhadores respectivamente, é levarmos em conta a passagem do turno, mais  como condições adequadas, principalmente em relação a segurança. Lembrar também que tem todo o tempo de entrada e saída na Portaria com  troca de roupa e banho.

É importante nos darmos conta que houve uma profunda mudança do pessoal que atua no Polo nos últimos anos em função de aposentadorias, demissões e consequentemente novas contratações, além de redução de pessoal com a ampliação e de novas unidades. Além disso, várias atividades que eram da segurança hoje são realizadas pela operação. Portanto, o que devemos tratar não é somente o tempo definido para troca de turno, mas sim o tempo necessário, que garanta todas as condições de continuidade operacional, situação de serviços em andamento nas áreas, de segurança, entre outras questões. É claro, somado ao tempo de troca de roupa.

A expectativa é que no encontro de quarta-feira (30), a Braskem apresente nova proposta de EXTRATURNO com evolução efetiva em relação aos 15 minutos apresentados na primeira rodada de negociação e, dependendo da proposta que for apresentada, nos próximos dias estaremos realizando assembleias para apreciação mesma.