> Esclarecimento sobre as declarações de IR para os trabalhadores que receberam valores do acordo do Extraturno | Sindipolo

Na última semana a Receita Federal liberou a consulta sobre o processamento das declarações de Imposto de Renda e, vários trabalhadores que receberam valores do acordo do Extraturno constataram que estão na malha fina em função destes valores declarados.

Como muitos trabalhadores estão em dúvidas principalmente em função da informação de “possível inconsistência no número de meses declarado”, o Perito que auxilia o jurídico do Sindipolo, Rafael Baum, esclarece que este procedimento da Receita Federal de exigir a comprovação da origem dos valores declarados, principalmente o número de meses, é normal quando se declara valores recebidos de ações trabalhistas, pois, todos se beneficiaram da possibilidade de declarar os Rendimentos Recebidos Acumuladamente, gozando assim, de um grande benefício fiscal, devendo agora, comprovar que as informações declaradas estão corretas.

Ou seja, a grande maioria dos trabalhadores que declarou valores do Extraturno terá que comprovar os valores recebidos no momento em que receber a notificação da Receita Federal.

O Perito esclarece que não há necessidade de apresentar declaração retificadora para estes valores declarados, mas, apenas comprovação dos valores recebidos.

Informamos que o Jurídico do Sindipolo está providenciando as cópias do processo necessárias para comprovação dos valores declarados e, será entregue para todos os trabalhadores que precisarem.

Esta documentação somente poderá ser entregue após a notificação da Receita Federal, ou seja, os trabalhadores deverão aguardar a correspondência da Receita Federal solicitando os devidos comprovantes ou, se alguém preferir, poderá tentar o agendamento de atendimento na Receita Federal pleiteando a antecipação da notificação.

Nos próximos dias o Sindipolo estará divulgando como será disponibilizada esta documentação para os trabalhadores.