> ENCONTRO SINDICAL TRATA DAS NEGOCIAÇÕES COM A ARLANXEO | Sindipolo

ENCONTRO SINDICAL TRATA DAS NEGOCIAÇÕES COM A ARLANXEO

Na segunda-feira (15/10), representantes dos sindicatos do RS, RJ e PE, estiveram reunidos em Pernambuco, para tratar das negociações salariais com a Arlanxeo este ano. Entre os principais objetivos do encontro esteve o debate sobre os rumos e a forma como a empresa está tratando as negociações nas três regiões.

As razões do encontro, o primeiro com esse formato em que estavam presentes dirigentes dos sindicatos dos trabalhadores da Arlanxeo de PE, RJ e RS, foram em função da forma com que a empresa vem tratando as negociações neste ano. Durante o dia, os representantes das direções sindicais participaram de atividades sobre as negociações na Portaria da empresa com os trabalhadores, já que na manhã daquele dia, seria realizada uma reunião de negociação do Acordo Coletivo dos trabalhadores de Pernambuco.

Os dirigentes sindicais do Sindiquímica-RJ e SINDIPOLO-RS, foram convidados pela direção do Sindborracha-PE, para acompanhar a reunião de negociação que aconteceu durante a manhã da segunda-feira (15), na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE). No início da reunião, a empresa questionou a participação dos demais sindicatos com o argumento de que não era uma negociação nacional, em função das especificidades de cada região e que nesta, estavam tratando a negociação de Pernambuco. Logo após sua manifestação, os representantes da empresa levantaram para se retirar da mesa de negociação.

Para garantir que a reunião acontecesse e os trabalhadores não tivessem prejuízos, os sindicatos das demais regiões decidiram se retirar da sala. Antes de sair, porém, esclareceram que a presença dos sindicatos do RJ e RS não tinha o objetivo de caracterizar uma “negociação nacional”. Significava sim uma demonstração de unidade e de solidariedade das representações de todos os trabalhadores. Além disso, o encontro que estava ocorrendo naquele dia, era justamente em função da postura, das posições e do padrão de propostas, com rebaixamento dos acordos, que vêm sendo apresentadas pela Arlanxeo nas três regiões.

Após esta desnecessária postura da empresa, os dirigentes sindicais do RS e RJ saíram da sala onde ocorria a negociação e a reunião teve continuidade entre a Arlanxeo e a direção do Sindborracha-PE.