> ENCONTRO REGIONAL DE REDES QUÍMICAS. | Sindipolo

ENCONTRO REGIONAL DE REDES QUÍMICAS.

O SINDIPOLO participou, de 5 a 7 de novembro, em São Paulo, do Encontro Regional de Redes Químicas. A atividade reuniu trabalhadores das empresas Saint Gobain, Bayer, Owens Illinois, Sanofi-Aventis e das unidades da Lanxess de Porto Feliz (SP), Triunfo (RS),  Duque de Caxias (RJ) e Cabo de Santo Agostinho (PE). O objetivo foi debater estratégias e os desafios colocados para o movimento sindical diante do crescente poder econômico e político das empresas transnacionais. Entre os debatedores, além da CNQ-CUT, DIEESE e Instituto Observatório Social (IOS), estiveram representantes de organizações internacionais como Sindicato dos Químicos da Alemanha (IG BCE), Fundação Friedrich Ebert (FES) e Solidarity Center.

No encontro, além do consenso quanto a importância da ampliação e fortalecimento das redes de trabalhadores, foram tratados temas relevantes como terceirização, sustentabilidade e saúde e segurança do trabalhador. Também estiveram na pauta, o  trabalho à distância, participação dos trabalhadores na gestão da empresa com maior espaço no diálogo social, assédio moral, escalonamento de reajuste salarial e acordo nacional. Além destes, foram debatidas outras questões como potencializar as redes sindicais para contribuir com as entidades que representam os trabalhadores,  fortalecer a unidade e a solidariedade entre os trabalhadores no mundo. No final, foi definido um plano de ação entre as redes.

O encontro foi promovido pela Fundação Friedrich Ebert, pelo sindicato global IndustriALL e pelo Solidarity Center, com o apoio da CNQ-CUT, da Fetquim (CUT), da Força Química e Fequimfar.