> ENCONTRO ESTADUAL DO SESMT | Sindipolo

ENCONTRO ESTADUAL DO SESMT

Representantes do SINDIPOLO participaram, dia 17/03, em Porto Alegre, do Encontro Estadual de SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho). O evento contou com a presença do Ministro do Trabalho que em sua fala, destacou o aumento da criação de novos empregos e a diminuição dos acidentes do trabalho no Brasil. Participou também o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego/RS, que comentou sobre o cenário do SESMT no RS.

Avaliação de Riscos (porque debater?) – Neste tema foi destacada a importância dos Trabalhadores na análise do Trabalho real e não no prescrito pelas empresas e que a falta de critérios na avaliação de riscos gera impasse e discórdia entre empregado e empregador. Foi lembrado que a empresa deve emitir CAT quando da ocorrência de assalto na empresa.

Auditoria de PPRA – Programa Prevenção de Riscos Ambientais e seus aspectos fundamentais – Nesta apresentação foi falado sobre as práticas da fiscalização quanto ao cumprimento da NR-9, objetivos, campo de aplicação, reconhecimento insuficiente dos riscos ambientais no trabalho (risco não reconhecido e risco não tratado por parte das empresas).

A AUDITORIA DO TRABALHO NA VISÃO DAS ENTIDADES DE CLASSE, com a participação de representantes do CREMERS, CREA/RS e SINDITESTRS.

O representante do CREMERS, tratou sobre a atuação do médico no ambiente do trabalho na importância do conhecimento do mesmo nos tipos de tarefas dos trabalhadores no dia/dia. Destacou que o médico não deve colocar CID em atestado médico, a não ser com a permissão por escrito do trabalhador.

Já o representante do CREA comentou sobre a função das fiscalizações da entidade na atividade profissional dos Engenheiros.

SEGURANÇA EM OBRAS E REFORMAS – neste item foi comentado sobre documentos que devem ser exigidos na contratação de prestadoras de serviço e mostrado exemplos de atos inseguros na construção civil.

POR QUE MUDAR O SESMT – a palestra, a cargo de um auditor fiscal, se constituiu em uma apresentação para reflexão. A Situação do trabalho no Brasil precisa evoluir muito do ponto de vista da segurança do trabalho. Estamos muito longe do conceito de trabalho decente defendido,por exemplo, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Temos que intervir nos fatores causais para prevenir os acidentes ou suas nefastas consequências.

O SESMT E A PROTEÇÃO PARA PREVENIR ACIDENTES

SAÚDE DO TRABALHADOR – As ações de segurança e saúde no trabalho no âmbito da empresa são desenvolvidas e coordenadas pelos serviços de segurança e medicina do trabalho (SESMT) e podem ser sistematizadas em um tripé formado pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – NR 5), pelo PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – NR 9) e pelo PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – NR 7).  Cabe à CIPA a identificação dos riscos do processo de trabalho, a elaboração do mapa de riscos e a realização de verificações periódicas nos ambientes e condições de trabalho, visando o reconhecimento de situações que venham a trazer riscos e colaborar no desenvolvimento e implementação do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho. O objetivo do PPRA é levantar os riscos existentes e propor mecanismos de controle. Os riscos NÃO ELIMINADOS são objeto de controle pelo PCMSO. Portanto, sem o PPRA não existe PCMSO, devendo ambos estarem permanente ativos. Por isso, é de extrema importância que todos os trabalhadores conheçam e tenham acesso a esses programas.