Encontro dos Trabalhadores do Benzeno(GTB) elaborado pelas Bancadas dos Trabalhadores e Governo na Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz).

No dia 30 de novembro, anteceden­do as Reuniões de Bancadas e Ordinária da CNPBz, reuniram-se trabalhadores de todo o Brasil para apresentar trabalhos referentes ao cumprimento do que tra­ta o CAPÍTULO-V do Acordo Nacional do Benzeno. Esse evento teve o intuito de apresentar boas práticas, assim como as dificuldades ainda existentes para um trabalho mais eficiente nos meio am­bientes de trabalho onde o cancerígeno benzeno está presente.

Na parte da manhã, após a abertura oficial, ocorreu uma Palestra com a Dra. Leiliane Coelho da UFMG, que, além do tema sobre os Indicadores Biológicos de Exposição, contribuiu para elucidar questionamentos referentes a inúmeros procedimentos que ainda hoje, 21 anos depois da assinatura do Acordo do Ben­zeno, continuam em desconformidade com o mesmo.

Nas apresentações dos 16 grupos foi possível observar o que se tem dis­cutido nacionalmente. Existem muito boas práticas mas também não pode deixar de ser relatado, o imenso proces­so de intervenção, travestida de ajuda por parte de algumas empresas, que são os famosos GRUPOS DE APOIO, que nem sempre são chamados pelos GTB. Salienta-se que o GTB deve ter um tra­balho autônomo e que as empresas precisam cumprir sua parte, conforme o que consta no Acordo. As apresentações foram feitas nos períodos das tardes dos dias 30 de novembro e 01 de dezembro. A comissão organizadora do evento está produzindo um relatório que posterior­mente será publicado.

REUNIÃO ORDINÁRIA

Na Reunião Ordinária que iniciou na tarde do dia 01 dezembro foi trazi­do pela Bancada dos Empregadores um tema que nos causou surpresa. Trata-se de uma solicitação para que o Ministé­rio do Trabalho e Emprego produza uma Norma Técnica justamente sobre o Gru­po de Representação dos Trabalhadores do Benzeno. Na opinião dos trabalha­dores, o que consta no CAPÍTULO V do Acordo é suficientemente claro e de fácil entendimento, basta cumpri-lo na inte­gralidade.

Com relação a bancada do Governo, um assunto importante da pauta trazido foi a possibilidade de algumas revisões no Acordo.

DAS REUNIÕES DA

CNPBZ- 2017

DE 05 A 07 ABRIL

Com Visita Técnica na Transportado­ra Dalcóquio ou na Empresa Unigel-BA. A Empresa que não for visitada nesta data será a primeira Visita Técnica no ano de 2018.

DE 05 A 07 JULHO

Com Visita Técnica na RPBC- SP